Com praticamente um século de experiência no desenvolvimento de tecidos para a fileira da moda, a Riopele está a investir em novas áreas de negócios e, em particular, no desenvolvimento de novos produtos.
“Estamos a diversificar o nosso negócio para o segmento dos têxteis técnicos e a investir em áreas de negócio complementares como a indústria automóvel e os segmentos profissional e militar”, revelou José Alexandre Oliveira, presidente da empresa.
No caso do segmento militar, a Riopele integrou o consórcio que desenvolveu o novo padrão do fardamento camuflado das Forças Armadas Portuguesas. O objetivo passa, agora, por alargar a oferta a forças de segurança do mundo todo. A grande aposta será, no entanto, no setor da mobilidade.
“Como é publico,” explicou José Alexandre Oliveira, “a Riopele concluiu um plano de investimento ambicioso, na ordem dos 35 milhões de euros, tendo por base os drivers da digitalização e sustentabilidade, pelo que é o momento de consolidar o nosso posicionamento no mercado e abordar novos segmentos de produto”.
Nos últimos anos, “fizemos um grande esforço para nos posicionar como uma referência na Europa, investindo não só em tecnologia de ponta – automação e eficiência dos novos equipamentos, criação de uma plataforma digital, monitorização do chão de fábrica e implementação de um sistema de visão artificial nos teares – como otimizando processos e reforçando competências internas”.
APOSTA NA MOBILIDADE
“Nesta fase, a nossa ambição é introduzir uma visão de moda no setor da mobilidade, procurando a aceitação dos fabricantes da nossa estratégia e posicionamento”, assume João Amaral, gestor de projetos da Riopele.
“Temos realizado – continuou – visitas e participado em reuniões com os principais fabricantes mundiais do setor automóvel, aos quais apresentamos as nossas propostas para projetos conceptuais e produção de pequenas séries”. “Internamente, estamos ainda a introduzir e a estabelecer novos métodos e processos que se adequem a esta exigente indústria. Recentemente, criamos também uma nova marca designada “Riopele Textile E-Motion” para a promoção desta nova área de negócio da empresa”.
Esta nova área de negócio da Riopele surge num momento em que o setor da mobilidade enfrenta um processo de profundas alterações.
De futuro, explica João Amaral, haverá “uma busca por habitáculos mais confortáveis como um prolongamento da nossa sala-de-estar, com incorporação de matérias-primas mais amigas do ambiente e de maior diferenciação. As decisões de compra do consumidor serão mais conscientes e exigentes, existindo também neste ponto uma mudança radical dos fabricantes.”
Comentários