Os municípios de Braga, Guimarães e Viana do Castelo são os melhores para viver, visitar e fazer negócios no Minho, de acordo com o ranking divulgado pela Bloom Consulting esta quarta-feira, 8 de junho.
O município minhoto que mais se destaca na lista é Braga, alcançando o primeiro lugar no Minho e o quarto lugar a nível nacional.
Vila Nova de Famalicão, a nível nacional, ocupa a 32.ª posição em “viver” (fixação de novos residentes) a 39ª em “visitar” (atração turística) e a 29ª em “negócios” (captação de investimento).
FAMALICÃO FORA DO “TOP-10” DA REGIÃO NORTE
Além de estar fora do “top-10” dos municípios minhotos, Vila Nova de Famalicão está também fora do “top-10” na lista da Região Norte. O concelho famalicense ocupa a 12.ª posição em “negócios”, 11.º em “visitar” e 14.º em “viver”.
Os municípios minhotos que ocupam lugar de destaque no ‘top-10’ do Norte são Braga, Guimarães, Viana e Barcelos. Braga ocupa o 2º lugar em “viver” e “negócios” e o 3º na categoria “visitar”.
Guimarães é o 3º concelho do Norte com melhor desempenho em “negócios”, além de ocupar o 5º lugar em “viver” e o 7º lugar em “visitar”.
O município de Viana do Castelo surge em 6º lugar na lista nortenha, ocupando o 5º lugar em “visitar”, o 6º em “viver” e o 7º em “negócios”.
Barcelos é o último município minhoto no ‘top-10’ da Região Norte, sendo considerado o 8º melhor da região para “viver” e para “negócios”, ficando em 22.º na categoria “visitar”.
SOBRE A LISTA
O “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” relativo a 2021 avalia os 308 municípios quanto à captação de novos investimentos, atração de turistas e fixação de novos residentes, de acordo com variáveis como dados estatísticos oficiais, pesquisas “online” pelos concelhos e o desempenho destes nos seus ‘sites’ e redes sociais.
Estes dados quantitativos são analisados e hierarquizados em três parâmetros: “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento).
Os resultados do “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” podem ser consultados aqui.
Comentários