A vereadora do PS Maria Augusta Santos trouxe a debate, na reunião do executivo municipal da passada quinta-feira, a questão da descarga ilegal e poluente verificada na ribeira de Ferreiros.
“Nos primeiros dias de fevereiro, a população detetou o problema ao sentir o cheiro nauseabundo que invadiu uma área considerável de Ribeirão, Lousado, Calendário e Esmeriz, mais propriamente no troço da Estrada Municipal 508-1, sensivelmente no espaço compreendido entre o matadouro e a Leica”, referiu a vereadora, acrescentando que “é uma situação que acontece repetidas vezes, há alguns anos, gerando enormes danos ambientais”.
“A contaminação dos lençóis freáticos é preocupante, dado serem o destino final dos poluentes solúveis, sem qualquer tratamento, contidos nestas descargas”, explicou Maria Augusta Santos.
Face a esta triste realidade, a vereadora quis saber se o presidente da Câmara Municipal teve conhecimento desta descarga e das demais descargas que têm ocorrido, se os prevaricadores estão identificados e que medidas têm sido tomadas no sentido de resolver este problema.
Recorde-se que, há alguns dias, o PAN denunciou a existência de descargas ilegais na ribeira de Ferreiros. O partido apresentou queixa ao SEPNA e questionou Câmara de Famalicão sobre situação.
Comentários