Para a Comissão Política Concelhia de Vila Nova de Famalicão do Pessoas Animais Natureza (PAN), os problemas ambientais estão na ordem do dia.
Nos últimos dias, o PAN-Famalicão apresentou “mais uma denúncia por descargas ilegais no rio Pelhe” no Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR).
De acordo com informações da comissão política concelhia do PAN, essas descargas, aconteceram na área do Parque da Cidade de Vila Nova de Famalicão, que é atravessado por aquele curso de água, cuja nascente se situa na freguesia da Portela, sendo o único rio que nasce em território municipal.
O PAN-Famalicão lembra que o rio Pelhe “é alvo constante de descargas ilegais”. “O PAN tem apresentado denúncia sempre que toma conhecimento, tendo já apresentado denúncia por descargas que ocorreram junto ao Parque da Devesa, no recinto da feira, em Ribainho, em Barrimau, em Esmeriz ou mesmo junto à sua nascente”, descreve a estrutura partidária, em comunicado.
Esta denúncia pública acontece dias depois de Sandra Pimenta, porta-voz do PAN em Vila Nova de Famalicão, ter alertado, também, para a existência de uma lixeira ilegal na freguesia de Ruivães, contendo “materiais perigosos”.
A Junta de Freguesia de Ruivães, liderada por um movimento independente, já foi alertada para um foco de poluição, que o PAN considera ser “de grave impacto ambiental e de saúde pública”, na zona do Calvário.
“São vários os pontos de depósito de lixo comum, de materiais de obras, ao que acresce um considerável amontoado de telhas de fibrocimento, sendo que as mesmas são vulgarmente conhecidas por conterem amianto, sendo este reconhecidamente perigoso para a saúde pública, pelos agentes cancerígenos que o constituem”, refere o PAN, em nota de imprensa.
O Pessoas Animais Natureza considera que “o acesso facilitado pela estrada, em terra batida, que liga a zona da capela do Calvário à Rua do Areal tem proporcionado estes despejos” selvagens na freguesia de Ruivães.
“É urgente a remoção dos materiais pela sua perigosidade para a saúde pública e impactos ambientais”, defende Sandra Pimenta.
A responsável do PAN no concelho de Vila Nova de Famalicão recomenda ser necessário “que a Junta de Freguesia considere vedar o acesso àquela rua”, excetuando situações pontuais, “como em caso de incêndio ou em dias festivos”.
A concelhia do PAN sugere, ainda, “a colocação de caixotes de lixo na zonaenvolvente da capela do Calvário, visto a inexistência de qualquer recipiente para o efeito”.
Comentários