A Câmara Municipal de Famalicão vai dar folga remunerada aos funcionários no dia de aniversário. A novidade foi anunciada pelo presidente da Câmara Mário Passos no jantar de Natal dos trabalhadores municipais, realizado no dia 15 de dezembro, no Centro Cívico de Vila Nova de Famalicão.
A folga no dia de aniversário dos funcionários municipais foi uma das ideias apresentadas ao presidente da Câmara pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), que reuniu com Mário Passos após as eleições autárquicas de 2021, tendo em vista a celebração de um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP).
Baltazar Gonçalves, coordenador da Direcção Regional de Braga do STAL, referiu ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que a proposta apresentada pelo Sindicato inclui, além da folga remunerada no dia de aniversário, as faltas por falecimento de familiar em 3º grau (tios e sobrinhos, por exemplo) e mais 3 dias de férias. “De 22 dias úteis passam para 25 dias úteis, aquilo que já tivemos”, destaca Baltazar Gonçalves.
O coordenador da Direcção Regional de Braga do STAL salienta que “temos informação por escrito do Chefe de Divisão Dr. Vitor Martins, que no início de Janeiro, iremos receber uma contraproposta ao nosso ACEP apresentado ao Sr. Presidente da Câmara”.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou, na passada terça-feira, a Câmara de Famalicão e STAL, mas apenas o STAL respondeu.
PRENDA DE NATAL
“Havia barulho e muita conversa paralela”, referiu uma fonte municipal ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, acrescentando que “mal se ouvia o discurso do Presidente”. “Só com o anúncio da folga no dia de aniversário é que as pessoas começaram a prestar atenção no discurso”, acrescentou.
O Jantar de Natal dos funcionários municipais é uma tradição anual. No entanto, o Centro Cívico já é pequeno para a dimensão que o evento alcançou.
“A festa já não é confortável como noutros tempos. Há cada vez mais pessoas e de ano para ano fica mais difícil comportar toda a gente no mesmo espaço”, avançou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO outra fonte municipal.
Comentários