A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão abriu um concurso público para a contratação de uma roda gigante para o Natal 2024, cuja publicação em Diário da República, na quinta-feira santa, surpreendeu a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF), cujos dirigentes não foram previamente informados.
Foi assim que a ACIF, parceira da autarquia para a realização da programação de Natal, ficou a saber que a programação do Natal 2024 vai contemplar uma roda gigante, que, à semelhança do ano passado, não será gerida pela ACIF.
“A ACIF não tinha conhecimento do lançamento do concurso público para o aluguer de uma roda gigante para a campanha de Natal deste ano”, revelou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÁO Xavier Ferreira, presidente da ACIF.
O líder da ACIF destaca que, “à semelhança do ano passado, a ACIF está disponível para integrar diferentes iniciativas e ideias na programação natalícia, no âmbito da parceria com o Município de Famalicão”.
Nessas iniciativas “a roda gigante não é exceção e já na última campanha estávamos disponíveis para a integrar, numa perspetiva de maior atratividade para o comércio tradicional famalicense”, destaca Xavier Ferreira, salientando que, “no entanto, essa é uma decisão que não depende apenas da ACIF”.
POLÉMICA
Refira-se que no ano passado a estreia de uma roda gigante na programação de Natal suscitou polémica, tendo sido um assunto muito discutido nas redes sociais. Entre os aspetos discutidos destacaram-se o preço dos bilhetes ao público e o acesso dos comerciantes aos bilhetes, assim como a emissão das faturas dos bilhetes, entre outros.
“Desde o momento em que a ACIF teve conhecimento da integração da roda gigante na campanha de Natal que sempre nos mostramos disponíveis para gerir esse equipamento, nos mesmos moldes em que gerimos o comboio e o carrossel. Ou seja, possibilitando o acesso dos comerciantes em condições mais vantajosas a esses mesmos bilhetes, numa ótica de fomento do comércio tradicional famalicense e cumprindo aquela que é uma das missões da ACIF”, destaca Xavier Ferreira.
“Mantemos essa disponibilidade e, no caso de não ser possível, tentaremos estabelecer parcerias que permitam minimizar de alguma forma essa situação, à semelhança do que é feito relativamente à pista de gelo e também à roda gigante, no ano de 2023”, afirma o presidente da ACIF.
CONCURSO
O concurso público para o aluguer de uma roda gigante para o Natal de 2024 foi lançado pela Câmara Municipal e publicado no Diário da República da passada quinta-feira, dia 28 de março.
As propostas tinham de ser apresentadas digitalmente até à meia-noite desta quarta-feira, 3 de abril, ou seja, os concorrentes tiveram menos de uma semana para elaborar a sua proposta, dado que, entre quinta-feira da semana passada e quarta-feira desta semana tivemos o feriado de sexta-feira santa, o fim de semana de Páscoa e as tolerâncias de ponto de quinta-feira à tarde e de segunda-feira de Páscoa. Na prática, os concorrentes tiveram dois dias completos para concorrer: terça-feira e quarta-feira, os dois últimos dias do prazo para a apresentação das propostas.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou o gabinete a Câmara Municipal, que respondeu a algumas das questões enviadas. “A abertura atempada do concurso público para a roda gigante, no âmbito da campanha de Natal 2024, prende-se com a necessária planificação do evento”, informou o Gabinete de Apoio à Presidência, responsável pela comunicação municipal. “Mais se informa que a parceria entre a autarquia e a ACIF para a dinamização da campanha ‘Famalicão. O Lugar do Natal’ é para manter em 2024”, acrescentou a autarquia na resposta enviada.
O presidente da ACIF, Xavier Ferreira, confirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO que “a parceria entre a autarquia e a ACIF mantém-se”, salientando que “já se realizaram algumas reuniões de trabalho para preparação da campanha natalícia deste ano”.
“A base de entendimento e os objetivos que justificam a parceria são os mesmos, mas como é normal todos os anos são realizados balanços e avaliadas novas ideias para tentarmos incrementar e melhorar o que é executado. Estamos na fase de organizar essas ideias e de definir, aos poucos, o que será feito”, refere o presidente da ACIF.
“Desde o momento em que a ACIF teve conhecimento da integração da roda gigante na campanha de Natal que sempre nos mostramos disponíveis para gerir esse equipamento, nos mesmos moldes em que gerimos o comboio e o carrossel”
“É normal que a preparação da campanha de Natal seja feita com antecedência, avaliando possibilidades, pedindo orçamentos e estruturando o que vai acontecer”, destaca Xavier Ferreira, acrescentando que “a A ACIF pretende integrar o carrossel e o comboio na campanha deste ano, mas esses dois divertimentos ainda não estão contratualizados nesta altura, mas, como é óbvio, fruto da experiência que já temos na realização desta campanha, estamos conscientes das condições e valores necessários para a contratualização dos mesmos, decorrendo já negociações”.
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