O estacionamento público junto ao Mercado Municipal de Famalicão, localizado na Praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como antigo campo da feira, vai passar a ser pago. A informação foi avançada ontem pelo presidente da Câmara Mário Passos.
Ao contrário das grandes superfícies comerciais, que têm estacionamento gratuito para os seus clientes, o Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão deixa de ser servido por um espaço de estacionamento gratuito de que dispunha há cerca de 30 anos, desde que a feira semanal mudou para o novo campo.
O autarca anunciou o fim do estacionamento gratuito na Praça Mouzinho de Albuquerque durante a reunião do executivo municipal desta quinta-feira, 22 de junho, na qual foi aprovado o projeto de regulamento de utilização dos parques de estacionamento. O autarca referiu ainda que outros parques de estacionamento poderão vir a ser tarifados.
Segundo o regulamento, a primeira fração de 15 minutos terá o custo de 40 cêntimos. O prazo para abandonar o parque de estacionamento sem cobrança é 5 minutos. Haverá também a possibilidade de avença mensal para horário diurno, noturno e total (dia e noite).
MERCADO E FEIRA SEM ESTACIONAMENTO GRATUITO
O Mercado Municipal passa, assim, a ser o único grande espaço comercial da cidade sem estacionamento gratuito. A cobrança de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque deixa sem estacionamento gratuito também a feira semanal.
Recorde-se que após as obras de reabilitação no centro da cidade, que custaram cerca de 10 milhões de euros, houve alterações e parte da Praça Mouzinho de Albuquerque, bem como ruas adjacentes, foram eliminados lugares de estacionamento.
De acordo com o regulamento apresentado ontem, a capacidade atual é de 184 lugares de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque, mais 26 lugares do que a comunicação municipal informava em abril deste ano.
A entrada pela Marechal Humberto Delgado tem capacidade máxima para 85 lugares. A entrada pela pela Avenida José Manuel Marques tem capacidade máxima para 99 lugares.
O projeto de regulamento de utilização dos parques de estacionamento estará em discussão pública por um período de 30 dias após a publicação em Diário da República.
PARQUES PÚBLICOS
O Regulamento lista a existência de 10 parques públicos, totalizando 1866 lugares de estacionamento. Alguns são pagos (junto à Câmara, 206 lugares), outros gratuitos (Casa das Artes – 206 lugares, Estação Rodoviária – 79 lugares, e na Devesa 133 + 150 lugares).
Há também um parque de estacionamento provisório (junto à CESPU, 170 lugares) e um onde o estacionamento é impedido às quartas-feiras (campo da feira, 618 lugares). Junto à Estação Ferroviária o estacionamento é gratuito para quem apresentar bilhete de comboio (70 lugares).
PARQUES PRIVADOS
Em Famalicão o estacionamento tem gestão privada no Parque Sagres (subsolo do Parque da Juventude, na Praça D. Maria II, e nas ruas com parcómetro no centro da cidade.
Comentários