As Marchas Antoninas, que são o ponto alto de cada edição das Festas Antoninas, foram canceladas pelo segundo ano consecutivo, por causa do coronavírus.
No ano passado, os famalicenses teriam celebrado os 125 anos das Festas Antoninas, mas a pandemia obrigou à anulação do evento. Em 2021, tudo indica que as festividades em honta de Santo António, padroeiro de Vila Nova de Famalicão, também serão canceladas.
Para já, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que organiza o evento, após reunir com as instituições e associações do concelho decidiu cancelar as Marchas Antoninas, “por falta de condições para a preparação e ensaios por parte das marchas participantes, na sequência da Covid-19”.
A decisão de cancelar o momento alto das Festas Antoninas de Famalicão, revelada esta segunda-feira em nota de imprensa da Câmara Municipal, não significa o total cancelamento de todo o programa cultural e desportivo da edição deste ano das festas do concelho, mas a sua realização será posteriormente avaliada pelo executivo municipal consoante a evolução da pandemia.
Refira-se ainda que da reunião com cerca de 15 instituições e associações que participam nas Marchas Antoninas, que decorreu no passado dia 13 de janeiro, ficou também decidido que o tema do desfile para o ano de 2022 será o mesmo que tinha sido aprovado para 2020 e adiado para 2021: “Jornais de Vila Nova”.
O presidente da Câmara, Paulo Cunha, justifica o cancelamento pelo facto de as Marchas Antoninas serem “preparadas e pensadas” com antecedência, implicando “meses e meses de muita logística, preparação e ensaios e tal não é possível com os tempos incertos e difíceis que atualmente vivemos”.
Comentários