Já estão instalados parte dos 106.470 painéis solares da central fotovoltaica construída na zona envolvente ao Monte Santa Catarina. A área intervencionada abrange cerca de 80 hectares, o que equivale a cerca de três vezes o Parque da Devesa. Entre as milhares de árvores abatidas, estão espécies protegidas como carvalho-alvarinho e sobreiro.
A instalação desta central no lugar de Gemunde, na União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, foi noticiada em exclusivo pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO em julho de 2022 [ver notícia Construção de centrais solares fotovoltaicas em Famalicão envoltas em mistério].
A construção se tornou possível graças à declaração de reconhecimento de “relevante interesse público” atribuída pelo Município de Famalicão, que viabilizou a central apesar dos diversos condicionantes que impediriam a instalação do equipamento nesses terrenos [ver notícia Central fotovoltaica será construída em terreno com “perigosidade de incêndio florestal muito alta”].
Há dois meses, noticiamos a que a empresa responsável por esta central, tem a construção de uma segunda central prevista para o primeiro semestre de 2025. A central estará localizada na freguesia de Ribeirão [ver notícia BNZ avança com construção de duas centrais fotovoltaicas em Famalicão].
Recorde-se que o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO tem contactado a Câmara Municipal de Famalicão para obter informação sobre a instalação de centrais fotovoltaicas no concelho, nomeadamente os processos deram entrada nos serviços municipais, quais as suas localizações, respetivas potências e quais foram aprovados. No entanto, apesar das diversas solicitações, continuamos sem obter resposta.
Em fevereiro do ano passado estavam em curso na Câmara Municipal nove pedidos para instalação de centrais no concelho [ver notícia Centrais fotovoltaicas no concelho de Famalicão: quantas são, em que freguesias e área que ocupam].
A informação foi obtida pelo PAN, que obteve os dados após fazer queixa contra a Câmara Municipal de Famalicão junto da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA). Esta segunda-feira o partido voltou a solicitar informação à autarquia “para saber que projetos estão aprovados ou em vias de o ser no concelho” [ver notícia PAN solicita informação à Câmara de Famalicão sobre instalação de centrais fotovoltaicas].
Comentários