O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 16 de dezembro, as novas instalações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), em Vila Nova de Famalicão.
O novo edifício tem mais de 6 mil metros quadrados e representa um investimento global de 5,4 milhões de euros.
As obras hoje inauguradas representam a primeira fase do projeto. O CeNTI nesta estrutura “já não tem mais espaço para crescer, mas está com novos projetos e desafios que nos fazem já pensar no outro edifício que é parte deste projeto”, apontou Braz Costa, diretor-geral do CeNTI. O responsável revelou ainda a vontade de, no próximo ano, encetar esse processo “para estar preparado para albergar infraestruturas tecnológicas para uma área onde estamos já a trabalhar, que é a reciclagem de baterias”.
Fundado em 2006, o CeNTI resulta de uma parceria entre 3 entidades tecnológicas – o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto – e 3 universidades – Minho, Porto e Aveiro, à qual se juntou recentemente a associação BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center.
O CeNTI tem uma equipa de mais de 200 investigadores e está vocacionado para o desenvolvimento e engenharia de novos materiais, tendo por base a nanotecnologia aplicada, os materiais avançados e os sistemas inteligentes.
Comentários