A Linha SNS 24 atendeu, em 2022, mais de nove milhões de chamadas, “o maior número de atendimentos de sempre”.
A informação foi avançada no dia 30 de dezembro pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Refira-se que em 2021 a Linha SNS 24 tinha superado os seis milhões de chamadas e, em 2020, os quatro milhões.
Em 2022, janeiro foi o mês com mais atendimentos (perto de 3,3 milhões), seguindo-se os meses de maio (mais de 1,4 milhões) e fevereiro (mais de 1,1 milhões).
A Linha de Aconselhamento Psicológico, uma resposta de proximidade em saúde mental, prestou apoio a mais de 191 mil pessoas. Só este ano ultrapassou as 64 mil chamadas, um serviço que, desde abril, também passou a ser disponibilizado em língua inglesa.
APLICAÇÃO E SITE REGISTAM GRANDE PROCURA
A informação divulgada pela SMPS indica ainda que a app SNS 24 registou, até à data, mais de oito milhões de downloads e o Portal SNS 24 contou com mais de 27 milhões de utilizadores.
A aplicação SNS 24 é “uma das mais procuradas no país na categoria Saúde”. Permite consultar resultados de exames ou o boletim de vacinas, ver a agenda de saúde com os próximos eventos, por exemplo, as consultas, cirurgias ou exames agendados, realizar teleconsultas previamente marcadas ou consultar baixas médicas.
Também o novo Portal SNS 24, lançado em outubro, disponibiliza diversos serviços e conteúdos diferenciados sobre saúde pública.
Já os 318 Balcões SNS 24 – 195 dos quais abriram este ano em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e prisionais – “pretendem facilitar o acesso a quem precisa de recorrer remotamente aos serviços do SNS e à realização de teleconsultas”.
A SPMS sublinha que, mais do que uma linha telefónica, “o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telesaúde do Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e simplicidade no acesso”.
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