É positivo o balanço do primeiro mês de funcionamento da Linha de Apoio Psicológico que a Clínica Oldcare, de Vila Nova de Famalicão, criou para apoiar profissionais de saúde durante a pandemia da covid-19.
“O objetivo é proporcionar apoio a quem tem estado na linha de frente ao combate a pandemia”, explica Susana Dias, diretora clínica da Oldcare, acrescentando que os profissionais de saúde estão “sobrecarregados e sob forte pressão” desde a primeira vaga da pandemia e que a situação tem piorado com o agravamento do número de casos da doença.
A maior parte dos atendimentos a profissionais dizem respeito a dúvidas e preocupações relacionadas com o tempo dedicado ao trabalho e à família. Os profissionais relatam sobre o forte impacto emocional que estão a sentir. Entre os principais desabafos estão os turnos muito longos e o peso e desconforto dos equipamentos de proteção individual. Com o passar do tempo, o desgaste emocional e físico aumenta e vários profissionais admitem estar a pensar em recorrer ao afastamento temporário do trabalho por baixa médica.
Por outro lado, e ao contrário do que estava inicialmente planeado, a linha de apoio psicológico recebeu uma enorme procura por parte da população. Mais do dobro das chamadas foi realizada por pessoas que não são profissionais de saúde.
A maior parte das chamadas recebidas foi de pessoas infetadas que são cuidadoras e que não tinham ninguém para cuidar dos seus familiares doentes. Muitas das chamadas foram efetuadas por pessoas que estiveram em contacto próximo com doentes com covid-19 e que tinham muitas dúvidas sobre quais os procedimentos recomendados pela Direção Geral da Saúde (isolamento, realização de teste, etc.) e que não conseguiam estabelecer contacto com a Linha Saúde 24.
A Clínica Oldcare, que está a seguir as recomendações e orientações da Ordem dos Psicólogos Portugueses, procedeu ao encaminhamento das situações para outras entidades de saúde, nomeadamente o SNS 24 e instituições do concelho.
Recorde-se que, em abril, a Oldcare criou pela primeira vez uma Linha de Apoio Psicológico. Na altura, a maior parte das chamadas foi efetuada por pessoas com doenças mentais pré-existentes e que precisavam de apoio médico. Também foram registadas muitas chamadas feitas por pessoas com crise de ansiedade devido ao isolamento social e contactos feitos por pessoas que estão a viver momentos emocionalmente difíceis devido à perda de familiares próximos com Covid-19.
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