O Partido Socialista venceu as eleições em quase todas as freguesias do concelho. O PS venceu em 30 das 34 freguesias e uniões de freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão.
O PS alcançou a vitória nas freguesias de Bairro, Brufe, Castelões, Cruz, Delães, Fradelos, Gavião, Joane, Landim, Louro, Lousado, Mogege, Nine, Oliveira Santa Maria, Oliveira São Mateus, Pedome, Pousada de Saramagos, Requião, Riba de Ave, Ribeirão, Vale S. Martinho e Vermoim.
A vitória socialista também se estende às uniões de freguesia de Antas e Abade Vermoim; Arnoso e Sezures; Avidos e Lagoa; Carreira e Bente; Lemenhe, Mouquim e Jesufrei; Ruivães e Novais; Seide; Vale São Cosme, e Telhado e Portela; e Vila Nova de Famalicão e Calendário.
O Partido Social Democrata venceu em apenas 4 freguesias. Numa delas a vitória deu-se por apenas um voto de diferença. É o caso da união de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, onde o PSD obteve 827 votos e o PS 826 votos.
O PSD venceu também na freguesia de Vilarinho das Cambas e nas uniões de freguesias de Antas e Abade de Vermoim; e Gondifelos, Outiz e Cavalões.
O CHEGA é a terceira força política no concelho com um total de 5,35% dos votos. A Iniciativa Liberal ficou em 4º lugar com uma votação de 4,19%. O Bloco de Esquerda obteve 3,50% dos votos, a votação da CDU foi de 2,10%. O CDS-PP obteve 1,64% dos votos e o PAN obteve 1,26% dos votos no concelho.
Comentários