14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 23 Novembro 2024

Lar da Misericórdia de Famalicão em alerta. Tem 67 infetados com coronavírus

Lar da Misericórdia de Famalicão em alerta. Mais de metade dos utentes estão infetados com o novo coronavírus. Já foi acionado o plano de contingência.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

No dia 7 de dezembro, uma utente do Lar de São João de Deus, na freguesia de Gavião, concelho de Vila Nova de Famalicão, foi atendida no hospital local e acusou positivo num teste à covid-19.

Não era caso único. Afinal, o Lar da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão já estava a ser palco de um surto da covid-19, a doença que em 2020 mudou as nossas vidas.

Rui Maia, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão, instituição que gere o lar, decidiu testar 85 utentes e 60 funcionários da instituição.

Os resultados foram esclarecedores e, ao mesmo tempo, motivo de grande preocupação: foram registados 67 casos de pessoas infetadas, sendo 12 delas funcionários do lar.

Em comunicado tornado público esta segunda-feira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão informou que testou todos os utentes e funcionários do lar de Gavião, registando um total de 67 casos positivos. E referiu, também, que todos “estão assintomáticos”.

A Misericórdia acionou o plano de contingência, estando a situação a ser acompanhada pela Câmara Municipal, pela Delegação de Saúde e pela Segurança Social.

Os utentes estão separados por alas. “Os vários serviços estão todos assegurados dentro da normalidade, funcionando com equipas fixas de trabalho dedicadas a grupos de utentes”, revela a Santa Casa.

A pandemia da covid-19 já provocou pelo menos 1.605.583 mortos, resultantes de mais de 71,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.559 pessoas dos 348.744 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.