20.8 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 23 Novembro 2024

José Saramago aprovado na toponímia de Famalicão por iniciativa de Tânia Silva (CDU)

Depois de Mário Passos, José Saramago também terá nome de rua em Famalicão. A proposta da CDU foi aprovada por uma maioria absolutíssima na Assembleia Municipal. Só o Chega votou contra.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, reunida na noite desta sexta-feira, 16 de dezembro, aprovou por maioria absolutíssima uma proposta de recomendação à Câmara Municipal para que seja atribuído o nome de um arruamento ao escritor José Saramago, o único Prémio Nobel da literatura portuguesa.

A proposta, da autoria da única deputada da CDU, Tânia Silva, recebeu os votos favoráveis dos grupos municipais do PSD, do PS e do CDS. Só o deputado solitário do Chega, João Pedro Castro, votou contra, tendo-se referido a Saramago como o “homem de Lanzarote”, forma jocosa a que recorreu para se referir a José Saramago.

Na sua proposta, apresentada no âmbito do centenário do nascimento do escritor, Tânia Silva recomenda à Câmara Municipal que, dentro das suas competências, atribua “o nome de José Saramago a uma rua com características que valorizem o escritor e a literatura”.

Tânia Silva considerou que José Saramago é “um dos mais destacados intelectuais de Portugal” que “deu um inestimável contributo para a afirmação da literatura portuguesa no mundo” e cujo Prémio Nobel o transformou “num embaixador da cultura e da língua portuguesas”.

Lembrando que “a ligação de Vila Nova de Famalicão com a literatura é evidente, sendo central na evolução da sociedade e do concelho”, a deputada da CDU considerou que a evocação de José Saramago na toponímia famalicense significa “valorizar o papel da cultura como elemento de liberdade e de progresso social”.

Curiosamente, a proposta de Tânia Silva foi apresentada duas horas depois de o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO ter revelado que o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, já está na toponímia, dando nome a um novo arruamento na freguesia de Nine (ver notícia aqui). Um tema, aliás, que aqueceu o debate.

Aprovada a proposta de recomendação, cabe agora à Câmara Municipal escolher o arruamento a batizar com o nome de José Saramago e elaborar uma proposta fundamentada que deve ser apresentada para análise e validação da Comissão Municipal de Toponímia.

Curiosamente, José Saramago chegou a visitar Vila Nova de Famalicão depois de ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, tendo plantado uma árvore na Praça de Álvaro Marques (ver registo histórico aqui), mas o seu nome nunca chegou a entrar na toponímia famalicense.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.