O famalicense Jorge Moreira da Silva venceu o Prémio Tágides 2024 na categoria Iniciativa Política. O atual diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), Jorge Moreira da Silva, foi escolhido pelo painel de jurados como uma das “pessoas que inspiram no combate à corrupção”, tendo sido nomeado na categoria Iniciativa Política.
A cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2024 foi realizada esta segunda-feira, 16 de dezembro, na Fundação de Serralves, no Porto. A vitória de Jorge Moreira da Silva foi anunciada pelo presidente do júri, Miguel Poiares Maduro.
Jorge Moreira da Silva não pôde estar presente, mas deixou uma mensagem: “Este é um debate sobre a crise de confiança que ameaça as sociedades e não apenas sobre a transparência”, afirmou. Ao mesmo tempo, pedindo à sociedade para se mobilizar em torno de uma cultura zero em matéria de corrupção, “sob pena de continuarmos a alimentar a progressão do populismo”.
Militante do PSD, tendo perdido as eleições para a direção nacional do partido para Luís Montenegro, atual primeiro-ministro, Jorge Moreira da Silva já foi eurodeputado e membro de três governos. E tem feito carreira, também, em organismos internacionais.
Entre 2003 e 2004 foi secretário de Estado da Ciência e do Ensino Superior do Governo de Durão Barroso, cargo que continuou a desempenhar no governo seguinte de Pedro Santana Lopes, até assumir o cargo de secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território desse mesmo governo, em 2005. Mais tarde, entre 2011 e 2015, foi ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia no governo de Pedro Passos Coelho.
Criado em 2021, o Prémio Tágides é promovido anualmente pela Associação All4Integrity. A premiação tem como objetivo “identificar, considerar, celebrar e premiar projetos, trabalhos e iniciativas de pessoas que se destacam na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e combate à corrupção” em várias áreas da sociedade.
VENCEDORES DE CADA CATEGORIA Iniciativa Política:Jorge Moreira da Silva Iniciativa Empresarial: André Villas-Boas Iniciativa Jovem: Francisco Cordeiro de Araújo Iniciativa Portugal no Mundo: António Delicado Projeto de Investigação: João Ribeiro-Bidaoui Projeto da Sociedade Civil: António Garcia Pereira. Iniciativa Local: Alexandra Jorge
Comentários