A Iniciativa Liberal (IL) Famalicão elaborou um estudo da evolução da receita fiscal obtida pelo município de Vila Nova de Famalicão, “que tem crescido claramente de forma superior à inflação”, refere o partido, acrescentando que esse estudo “estará brevemente disponível para consulta através das redes sociais”.
Paulo Ricardo Lopes, coordenador da IL-Famalicão refere que “para mitigar o esforço fiscal dos famalicenses” foram apresentadas ao executivo camarário três propostas fiscais para o orçamento municipal de 2025.
A primeira proposta é a redução da taxa de IMI, que atualmente é de 0,34%, para os 0,32%. A segunda proposta é a redução da comparticipação de IRS em 0,5%, passando dos atuais 4,5% para os 4%. A terceira proposta é a redução da taxa de Derrama – atualmente de 1,2% – para 1%.
“Estas propostas, claramente menos ambiciosas das que apresentaremos no programa autárquico 2025, visam unicamente garantir que a receita municipal não continua a crescer mais do que a inflação”, refere Paulo Ricardo Lopes.
O coordenador da IL-Famalicão destaca ainda que “a aplicação destas medidas terá a grande mais-valia de obrigar o executivo municipal a proceder a uma gestão mais eficiente dos recursos que os famalicenses põem ao seu dispor, nomeadamente acabando com a política do maior orçamento de sempre.”
Comentários