Uma delegação da Iniciativa Liberal de Famalicão, encabeçada pelo médico e candidato à Câmara Municipal, José Bilhoto, realizou reuniões com o objetivo de auscultar os responsáveis pela gestão de serviços de educação locais.
As reuniões decorreram na passada sexta-feira, dia 8 de julho, com Manuela Guimarães, diretora da escola profissional FORAVE, e com o Diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), Carlos Teixeira.
No decurso das reuniões foram analisados vários temas, como a importância do ensino profissional, a mais-valia de parcerias e financiamento de empresas privadas, a necessidade de investimento nos edifícios escolares, a valorização do mérito e a necessidade de facilitar a empregabilidade dos jovens no mercado de trabalho nacional e europeu.
“Tendo em conta a constatação de que o Ministério da Educação é uma estrutura pesada e pouco ágil, bem como a capacidade de quem gere o Município e as escolas conhecer muito melhor as necessidades das suas populações”, a Iniciativa Liberal de Famalicão decidiu incluir no seu programa eleitoral a aceitação da transferência de competências e descentralização no âmbito da educação para os municípios. “A descentralização é um dos pilares da Iniciativa Liberal e esta é uma oportunidade de a pôr em prática”, referem em comunicado.
Os liberais famalicenses informam que o programa eleitoral para as eleições autárquicas está na fase final da sua apresentação, sendo incorporados todos contributos relevantes, resultantes das várias reuniões sectoriais realizadas.
A IL de Famalicão agradece a abertura para partilhar e ouvir ideias, demonstrada pela FORAVE e pelo AECCB, deixando o nosso reconhecimento pelo trabalho realizado. Manifestando ainda, a nossa abertura para contribuir para a busca das melhores soluções para a Educação dos Famalicenses.
Comentários