10.8 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 15 Dezembro 2024

Imigrantes de várias nacionalidades celebram Natal em Famalicão

Associação de Integração Multicultural realizou convívio para celebrar a quadra festiva.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Dezenas de pessoas de diversas nacionalidades participaram este sábado, 14 de dezembro, no convívio de Natal da Associação de Integração Multicultural (AIM). A vereadora Sofia Fernandes, responsável pelo pelouro da Interculturalidade e Integração; e Jorge Paulo Oliveira, deputado à Assembleia da República, estiveram presentes no evento.

A vereadora Sofia Fernandes falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido no que âmbito da migração nos últimos anos em Famalicão. Reconhecendo que não é um assunto fácil, a vereadora destacou os esforços que têm sido empreendidos e o trabalho que tem sido feito no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Famalicão: “Atendemos muitas pessoas por dia”.

Sofia Fernandes enalteceu o “bom trabalho” feito pela AIM e salientou a importância do trabalho em conjunto com várias entidades parceiras de âmbito local, regional e nacional.

O deputado Jorge Paulo Oliveira destacou o “mérito” da AIM cujo trabalho “tem colaborado para a inclusão de diversas nacionalidades no nosso concelho”.

“Os imigrantes são mesmo para Portugal, acrescentam valor económico, cultural e social. Precisamos de imigração e reconhecemos o vosso mérito, mas também sabemos dos desafios que enfrentam”, destacou o deputado.

Num discurso centrado na importância do amor e da partilha, Taciana Flores, presidente da AIM, falou sobre acolhimento, integração e diversidade.

ESCOLHER FAMALICÃO

O evento contou também com depoimentos de imigrantes que vivem em Famalicão. É o caso, por exemplo, de Nathaly Reyes, natural da Venezuela; e da Raja Shahwaiz, natural do Paquistão.

Casada com um luso-venezuelano, Nathaly Reyes está a viver em Famalicão há três anos. Explica que a escolha por Portugal deu-se por razões familiares – o sogro é emigrante português na Venezuela. Num discurso emocionado, Nathaly Reyes falou sobre as aulas de português que frequentou na Escola Camilo Castelo Branco e a importância do apoio que tem recebido na AIM “desde o primeiro dia”.

Raja Shahwaiz está em Portugal há cinco anos. Viveu em Lisboa e no Porto, mas é em Famalicão que decidiu fixar-se. Abriu um estabelecimento comercial e sente-se feliz em território famalicense.

A programação contou com momentos musicais protagonizado pela cantora brasileira Eliene Nunes e um lanche partilhado com pratos característicos de vários países. Komlan Gnamatsi, natural do Togo, fez a apresentação do evento.

A AIM

Criada há quatro anos, a AIM tem como missão “a proteção dos direitos e interesses específicos dos imigrantes e dos seus descendentes residentes no território português, de modo a permitir a sua plena integração e inserção social e laboral”.

A AIM proporciona aos imigrantes, entre outros apoios, apoio jurídico gratuito. Os atendimentos são realizados na sede da AIM, na estação rodoviária de Famalicão.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.