20 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 23 Novembro 2024

Hortas Urbanas de Famalicão estão de volta em nova morada

Após terem sido retiradas do Parque da Devesa em finais de 2020, as hortas urbanas voltam a funcionar em novo espaço: terrenos arrendados, em Antas.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

As novas Hortas Urbanas de Famalicão já estão em funcionamento. A nova localização é na Avenida dos Descobrimentos, no lugar de Freião, em Antas. São cerca de 170 utilizadores e uma lista de espera de 70 candidatos, que aguardam neste momento formação.

As novas hortas são constituídas por 178 talhões de 25 m2; 11 talhões de 100 m2; 11 hortas de 50 m2 e 20 hortas elevadas de fácil acesso. O espaço acolhe ainda uma casa principal; oito casas de apoio aos hortelãos, bancos e mesas, árvores de fruto, um canteiro de aromáticas e zona de compostagem entre outras zonas úteis. No total, a área das hortas urbanas passou de 11 mil para 17 mil metros quadrados.

TERRENOS ARRENDADOS

Recorde-se que o contrato pelo arrendamento dos dois terrenos para as novas hortas foi assinado no dia 1 de fevereiro, após a Assembleia Municipal ter aprovado, a 29 de janeiro, a alteração do direito de superfície do terreno para a construção do novo CeNTI no espaço onde até então estavam instaladas as hortas urbanas, no Parque da Devesa.

Juntos os dois terrenos somam uma área total de 17 mil metros quadrados. Porém, o terreno maior, com uma área de 10.907 metros quadrados, é um prédio urbano, ou seja, é urbanizável.

No caso de aparecer comprador para o terreno, os proprietários podem cessar o contrato de arrendamento. A Câmara Municipal terá o direito de preferência na compra, devendo ser notificada a tempo e horas pelos proprietários, caso estes recebam propostas de negócio.

Em termos de investimento, são 10.200 euros por ano, durante 10 anos, com atualização anual de acordo com a lei. Contas feitas serão mais de 100 mil euros só para os senhorios.

O valor total investido para a preparação do espaço e estruturação das novas hortas urbanas não foi informado. O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve acesso a dois contratos de empreitada que, juntos, somam cerca de 225 mil euros: um no valor de 149.336,25€ para “ampliação e renovação das hortas” e outro com o valor de 75.110,00€ para “estruturas de madeiras para a ampliação e renovação das hortas”.

INSCRIÇÃO

Os interessados em beneficiar de um talhão para cultivo devem preencher o formulário de candidatura às Hortas Urbanas, disponível nos serviços municipais do Balcão Único ou através do portal.

A formação em agricultura modo de produção biológica é uma condição de obrigatoriedade para a atribuição de um talhão das Hortas Urbanas de Famalicão. A autarquia promove a sua realização. Os talhões são depois atribuídos por ordem de chegada.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hortas de Famalicão mudam para terreno provisório arrendado em zona de construção

É oficial. Parque da Cidade fica sem hortas. Câmara de Famalicão tem acordo com CITEVE

Hortas Urbanas de Famalicão vão desaparecer do Parque da Cidade

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.