Guimarães venceu o Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria de “Preservação do Capital Natural”, com o projeto de Guarda-rios, implementado pela empresa municipal VITRUS.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu sexta-feira, 21 de abril, em Cascais, numa iniciativa com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Além da distinção, o prémio contempla a atribuição de meio milhão de euros em publicidade nos meios de comunicação do Grupo Cofina.
Este Prémio tem como objetivo reconhecer, divulgar e premiar as melhores políticas e práticas, na defesa da sustentabilidade global, de forma a estimular e sensibilizar a sociedade para a crescente importância e impacto da aplicação dos princípios de sustentabilidade no dia-a-dia dos diferentes tipos de entidades públicas, privadas, coletivas e individuais e da sua relação com diversas áreas da sociedade e do conhecimento.
Segundo o Presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, “este prémio demonstra que estamos no bom caminho, fruto do trabalho que desenvolvemos em prol do território de Guimarães e dos vimaranenses”. Sublinha ainda que “o reconhecimento a nível nacional, entre um vasto lote de candidaturas, enobrece ainda mais os serviços que a Vitrus presta à comunidade e em especial o projeto dos Guarda-rios. Este é o primeiro de muitos prémios”.
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, referiu que “este reconhecimento é um orgulho”, assim como um “sinal de reconhecimento pelos projetos que estamos a implementar na promoção da sustentabilidade e na proteção das linhas de água, sendo importante para continuar este caminho, cada vez mais com uma forte consciência ambiental”.
GUARDA-RIOS
O projeto foi reconhecido na categoria de “Preservação do Capital Natural”. A candidatura dos guarda-rios destaca a missão para a proteção dos cursos hídricos do concelho de Guimarães, designadamente o rio Ave, rio Vizela e o rio Selho, mas também dos respetivos afluentes e margens.
A edição de 2022 do Prémio Nacional de Sustentabilidade contou com um total de 117 candidaturas distribuídas por dez categorias. O Prémio Personalidade foi entregue a título póstumo ao comendador Rui Nabeiro.
Comentários