14.7 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 22 Novembro 2024

Grupo de apoio a famílias com filhos com deficiência reúne na Junta de Vermoim

Projeto “Pais Felizes! Filhos Felizes!”, dinamizado por Manuela Cunha.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Realiza-se no dia 6 de dezembro na sede da Junta de Freguesia de Vermoim a primeira sessão da nova fase do projeto “Pais Felizes! Filhos Felizes!”. Recorde-se que o projeto, cujas sessões decorriam num espaço municipal, esteve em vias de acabar, por falta de local para realizações, mas a Junta de Vermoim atendeu a um apelo público feito por Manuela Cunha, mentora do projeto [ver notícia Manuela Cunha dinamiza grupo de apoio a famílias com filhos com deficiência na Junta de Vermoim].

O projeto “Pais Felizes! Filhos Felizes!” resulta de uma investigação científica convertido numa tese de mestrado que vem comprovar que “os pais e famílias com filhos com alguma condição de saúde específica aumentam, de forma significativa, o seu índice de felicidade subjetiva quando frequentam sessões de parentalidade”.

“A implementação deste projeto já ocorreu em várias localidades do país e os resultados foram surpreendentes”, refere Manuela Cunha, mentora e autora do projeto.

“O grupo atual, constituído, principalmente, por pais com filhos com autismo e PHDA foi constituído há quatro anos e o feedback tem sido excelente”, refere Manuela Cunha.

Manuela Cunha explica: “Aqui encontram estratégias para lidar com os desafios diários; encontram ferramentas para a autorregulação emocional; é-lhes devolvida a esperança e a renovação de um projeto de vida; partilham experiências; acalentam-se, entreajudam-se e sobretudo, não se sentem sozinhos. Com este projeto, muitos deles conseguiram resinificar o seu conceito de felicidade”.

Todos os pais podem participar, bem como membros da sociedade em geral, porque, “todos temos muito que aprender com uma realidade, que muitos fazem de conta, não existir”, refere a mentora do projeto que orienta todas as sessões.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.