11.9 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 25 Novembro 2024

Governo inicia recuperação dos estragos causados pela chuva na Estrada Nacional 206 

O prazo de execução da obra não será inferior a duas semanas.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Tiveram início esta segunda-feira as obras para recuperação do trecho da Estrada Nacional 206 afetado pela tempestade Aline, que ocasionou fortes chuvas e mau tempo em especial na região Norte do país. A informação é avançada pelo deputado Eduardo Oliveira que refere ter contactado o Ministério das Infraestruturas a propósito da Estrada Nacional 206, entre Famalicão e Guimarães, que faz a ligação entre dois concelhos onde vivem e trabalham 300 mil pessoas.

O deputado relembrou que, numa extensão de 20 quilómetros, essa é uma das estradas nacionais mais congestionadas da região do Vale do Ave, e que “é urgente que o problema seja solucionado o quanto antes”. Em resposta, o Ministério das Infraestruturas informou que “a cedência do talude de aterro deu-se por galgamento da estrada por uma linha de água e que, na passada sexta-feira, a Infraestruturas de Portugal deslocou-se ao local tendo a intervenção no terreno começado esta segunda-feira”. “O prazo de execução da obra não será inferior a duas semanas. O trânsito está em circulação alternada”, informou o Ministério das Infraestruturas.

Relembrando o “recente investimento do Governo na freguesia de Requião, através da requalificação dos acessos entre a Estrada Nacional 206 e o nó de Ceide da autoestrada A7 (Famalicão-Guimarães)”, o deputado considera que “é preciso ir mais além”. Eduardo Oliveira defende “a requalificação total da Estrada Nacional 206, em especial entre Famalicão e Joane, onde o piso está em condições muito más”.

Também na Estrada Nacional 206, o deputado chamou a atenção para a necessidade de criação de uma rotunda na freguesia de Vale S. Martinho. “É uma obra fundamental por razões de segurança rodoviária e de mobilidade interurbana numa das regiões mais dinâmicas e competitivas da economia portuguesa”; refere Eduardo Oliveira.

O deputado destaca que “uma rotunda na Nacional 206, em Vale S. Martinho, tem o objetivo central de descongestionar o trânsito num cruzamento muito movimentado, de acesso ao concelho de Braga, de acesso ao polo de Famalicão do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, que está instalado em Vale S. Cosme, e de acesso a grandes indústrias, como a Têxtil Manuel Gonçalves”.

“Famalicão tem uma das maiores economias do país, sendo o município líder nas exportações portuguesas a norte de Lisboa”, salienta Eduardo Oliveira. O deputado informa ainda que solicitou ainda uma audiência ao Ministério das Infraestruturas “para falar sobre outros assuntos relacionados com o concelho de Vila Nova de Famalicão”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.