14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 23 Novembro 2024

Governo define valorização da enfermagem como uma das prioridades na saúde em 2022

Deputado Eduardo Oliveira, membro da comissão parlamentar de saúde, defende a restituição aos enfermeiros dos pontos perdidos com a transição para atual carreira.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

“É inquestionável o papel determinante que os enfermeiros tiveram no controlo e na resposta à pandemia por covid-19, no processo de vacinação e na reorganização dos serviços saúde, sempre com grandes sacrifícios pessoais e familiares”, destacou Eduardo Oliveira, deputado membro da comissão parlamentar de saúde, durante o debate do Orçamento do Estado na especialidade.

Para o deputado, “é imperativo dar um sinal de confiança e de verdadeiro reconhecimento aos enfermeiros” e “evitar o abandono do SNS por parte dos enfermeiros mais experientes e mais qualificados que todos os dias são facilmente aliciados pelo setor privado ou pela emigração”.

Citando o processo de negociação que o Ministério da Saúde iniciou a semana passada com as estruturas sindicais para a restituição dos pontos aos enfermeiros, Eduardo Oliveira questionou a ministra da Saúde sobre a restituição aos enfermeiros dos pontos perdidos com a transição para atual carreira previstos no programa eleitoral socialista.

A resposta veio pela voz da secretária de Estado, Fátima Fonseca, que destacou que “a valorização das carreiras de enfermagem e resolver a contabilização dos pontos perdidos aquando da entrada em vigor da nova carreira são prioridades a serem resolvidas este ano”, salientando que “estes dois compromissos estão inscritos no relatório que acompanha o Orçamento de Estado e que já estamos a cumprir”.

Na sua intervenção, Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Saúde, referiu o “amplo processo de auscultação” que tem sido feito associações representativas dos trabalhadores, ordens públicas profissionais e outras associações representativas do sector.

A Secretária de Estado referiu que já foi realizada “uma segunda ronda de conversa” com associações representativas dos profissionais de enfermagem “para definir um protocolo negocial” e que está agendada para o final deste mês a primeira reunião de negociação efetiva em torno deste tema.

Na ocasião, a Secretária de Estado da Saúde informou que a carreira de técnico auxiliar de saúde também será discutida em 2022.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.