“É inquestionável o papel determinante que os enfermeiros tiveram no controlo e na resposta à pandemia por covid-19, no processo de vacinação e na reorganização dos serviços saúde, sempre com grandes sacrifícios pessoais e familiares”, destacou Eduardo Oliveira, deputado membro da comissão parlamentar de saúde, durante o debate do Orçamento do Estado na especialidade.
Para o deputado, “é imperativo dar um sinal de confiança e de verdadeiro reconhecimento aos enfermeiros” e “evitar o abandono do SNS por parte dos enfermeiros mais experientes e mais qualificados que todos os dias são facilmente aliciados pelo setor privado ou pela emigração”.
Citando o processo de negociação que o Ministério da Saúde iniciou a semana passada com as estruturas sindicais para a restituição dos pontos aos enfermeiros, Eduardo Oliveira questionou a ministra da Saúde sobre a restituição aos enfermeiros dos pontos perdidos com a transição para atual carreira previstos no programa eleitoral socialista.
A resposta veio pela voz da secretária de Estado, Fátima Fonseca, que destacou que “a valorização das carreiras de enfermagem e resolver a contabilização dos pontos perdidos aquando da entrada em vigor da nova carreira são prioridades a serem resolvidas este ano”, salientando que “estes dois compromissos estão inscritos no relatório que acompanha o Orçamento de Estado e que já estamos a cumprir”.
Na sua intervenção, Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Saúde, referiu o “amplo processo de auscultação” que tem sido feito associações representativas dos trabalhadores, ordens públicas profissionais e outras associações representativas do sector.
A Secretária de Estado referiu que já foi realizada “uma segunda ronda de conversa” com associações representativas dos profissionais de enfermagem “para definir um protocolo negocial” e que está agendada para o final deste mês a primeira reunião de negociação efetiva em torno deste tema.
Na ocasião, a Secretária de Estado da Saúde informou que a carreira de técnico auxiliar de saúde também será discutida em 2022.
Comentários