11.9 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 27 Novembro 2024

Futuro do trabalho em debate na Universidade do Minho

Inspetora-geral da ACT, presidente da Secção Social do STJ e ministro do Tribunal Superior do Trabalho do Brasil entre os intervenientes

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), em Braga, é palco esta quinta-feira, 23 de março, do seminário “O Futuro do Trabalho Hoje”, com duas dezenas de oradores de relevo na área. O evento ocorre coincidentemente após o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter promulgado esta quarta-feira a Agenda do Trabalho Digno.

A sessão de abertura conta, às 9h30, com o juiz conselheiro e presidente da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça, Júlio Gomes, a inspetora-geral da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Fernanda Campos, a diretora do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), Maria Miguel Carvalho, e a presidente da EDUM, Cristina Dias.

A agenda inclui quatro painéis sobre o trabalho digno, os tempos de trabalho e de lazer (desconexão), a semana de quatro dias, os novos desafios laborais, os poderes da ACT, os nómadas digitais, o teletrabalho e as plataformas online, bem como a proteção e a valorização do trabalhador em situação vulnerável jovem, estudante, idoso e com deficiência.

Nos oradores e moderadores estão também o ministro do Tribunal Superior do Trabalho do Brasil, Cláudio Brandão, o presidente do Tribunal Judicial de Braga, João Paulo Dias Pereira, a presidente regional da Ordem dos Advogados, Ana Cristina Santos, o presidente da Associação Jurídica de Braga, José Mendonça, a representante do Centro de Estudos Judiciários, Cristina Martins da Cruz, e o managing partner do escritório de advogados DCM Littler, David Carvalho Martins. Juntam-se igualmente os professores António Monteiro Fernandes, João Zenha Martins (Universidade Nova de Lisboa), João Leal Amado (Universidade de Coimbra), Duarte Abrunhosa e Sousa (Universidade do Porto), Teresa Coelho Moreira, Maria Irene Gomes, Inês Dias e Luís Lira (UMinho).

A iniciativa tem entrada livre e conta com apoio da ACT, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da DCM Littler.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.