Uma coleção de fotografias do fotojornalista Rui Oliveira sobre o dia a dia dos profissionais que atuam no apoio domiciliário regista o trabalho da equipa da Clínica Oldcare Famalicão em contexto de pandemia.
Susana Dias, diretora clínica da Oldcare Famalicão, salienta que o registo fotográfico do trabalho diário da equipa “emociona e motiva”. “É um trabalho tão bonito que queremos partilhar com as pessoas”, refere Susana Dias, revelando planos para uma exposição fotográfica a realizar em breve.
Há cinco anos que a Oldcare Famalicão presta apoio domiciliário às pessoas idosas, doentes ou em convalescença pós-cirúrgica e que precisam de cuidados para a sua saúde e bem-estar.
“O bem-estar é muito importante, faz parte dos cuidados de saúde e não deve ser descurado”, explica Susana Dias, acrescentando que “as pessoas têm direito aos melhores cuidados possíveis, inclusive em contexto de pandemia”. “Não basta viver muitos anos, é preciso que sejam vividos com qualidade de vida”, salienta.
Com o trabalho feito no âmbito da pandemia, o fotojornalista português Rui Oliveira foi distinguido com prémio internacional POY Latam, obtendo o terceiro lugar na categoria de “Retrato” com um conjunto de fotografias de profissionais de saúde na luta contra a Covid-19.
Em 2020, também em contexto de pandemia, Rui Oliveira integrou o projeto “Everydaycovid”, com registos fotográficos diários em estado de emergência. O projeto resultou na publicação de um livro com 300 páginas e mais de 500 fotografias de dezenas fotógrafos e fotojornalistas.
Comentários