No dia 06 de setembro, o Edifício das Lameiras recebeu a visita do conceituado fotógrafo e videoartista português Nuno Cera. Artista residente em galerias de renome em Berlim, Nova York, Paris e Macau, o seu trabalho aborda condições espaciais, de arquitetura e situações urbanas por meio de formas poéticas e documentais.
No âmbito do programa “Mais do que casas”, Nuno Cera esteve no Edifício das Lameiras para fotografar o interior de duas casas distintas, que irão fazer parte da exposição “Mais do que casas – Como vamos habitar em abril de 2075” a decorrer no MUDE – Museu do Design em Lisboa.
Este trabalho pretende ser representativo do modo como as casas construídas no período pós-revolução, continuam a ser utilizadas nos dias de hoje. Juntamente com o Edifício das Lameiras, participam neste projeto a Quinta da Malagueira em Évora e o Bairro do Casal das Figueiras em Setúbal.
Esta parceria com a “Mais do que casas” está inserida nas Oficinas de Verão, promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. “Tendo em consideração que o arquiteto Noé Diniz é o “criador” do Edifício das Lameiras, este torna-se objeto de estudo e referência a nível nacional e internacional”, explica a Associação de Moradores das Lameiras .(AML)
“Aquando da sua edificação, a estrutura do Edifício das Lameiras foi concebida de forma a aproximar as pessoas e facilitar a construção de uma comunidade, onde os vizinhos passariam a ser família”, refere a AML.
Comentários