Foi demolida a cobertura do edificio construído na Praça D. Maria II no âmbito das obras de renovação do centro urbano de Famalicão. A demolição teve início na passada segunda-feira, 4 de abril.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Câmara Municipal que informou que “existiu um erro na betonagem da cobertura do edifício”, acrescentando que “logo que detetado o erro os trabalhos ficaram suspensos”. Foi informado que o consórcio de empresas “assumiu a falha e as devidas responsabilidades” e “está agora a proceder à retificação”.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO também questionou a autarquia se haverá alterações no projeto uma vez que não se trata da primeira demolição. “O projeto mantém-se como previsto inicialmente”, respondeu o responsável pela comunicação municipal.
Em outubro no ano passado, Armindo Magalhães, arquiteto, escreveu um artigo de opinião onde apontava falhas na construção da estrutura. Em dezembro de 2021, António Neves de Carvalho, engenheiro, escreveu um artigo de opinião no qual questionava o tempo de cura da estrutura.
Refira-se que quando a estrutura começou a ser construída não se sabia qual a sua finalidade. Posteriormente, soube-se que o espaço vai ser ocupado por quiosque, casas de banho e área de lazer para idosos.
As obras de renovação do centro urbano tiveram início em 2020 e estariam concluídas em 2021. Entretanto, na reunião da Câmara Municipal de amanhã será apresentada uma proposta para mais uma prorrogação do prazo – que foi alargado por seis meses que se completam a 30 de abril. Com o alargamento do prazo por mais 50 dias o novo prazo de conclusão passa a ser 19 de junho.
O contrato inicial da obra na área central da cidade, abrangendo a Praça D. Maria II até ao Campo Mouzinho de Albuquerque, tem o valor de 7.676.040,38 euros tendo sido aprovado o pagamento adicional de 880.415,21 euros. A esses valores acresce o IVA à taxa legal em vigor.
As obras de reabilitação do centro urbano de Famalicão têm comparticipação do Norte 2020, através do programa FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Comentários