Flores, perfume, arte, cultura… Este fim-de-semana há Festa da Flor! A partir de amanhã e até domingo, 14 de maio, a cidade de Vila Nova de Famalicão vai ser palco da Festa da Flor e receberá ornamentações florais pelas ruas – feitas por coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho -, e dinâmicas inspiradas pelas perfumadas protagonistas da festa, na Praça 9 de Abril, Praceta Cupertino de Miranda e Praça D. Maria II.
Durante todo o fim de semana em que decorre a Festa da Flor haverá comércio de flores e plantas na Praceta Cupertino de Miranda, com a presença de expositores e vendedores locais de flores e plantas, que funcionará na sexta e sábado, das 10h às 24h, e no domingo, das 10h às 20h.
Como a festa também se faz com produtos locais e gastronomia, a par da Festa da Flor, decorrerá ao longo da Alameda D. Maria II o Mercado das Trocas – aberto das 10h às 20h -, com artesanato, doçaria tradicional, produtos hortícolas, e outros, e uma zona de tasquinhas com deliciosos petiscos – aberta das 10h às 24h.
Mas a principal atração desta festividade será a Batalha das Flores, que acontece no domingo, dia 14 de maio.
Vão ser mais de duas dezenas de associações e coletividades famalicenses a desfilar pela cidade, levando cor e boa disposição às milhares de pessoas que assistem nas ruas a esta batalha floral, que todos os anos mobiliza mais de meio milhar de participantes. O desfile arranca na Rua Manuel Pinto de Sousa, pelas 15h30, e atravessa a Praça D. Maria II.
Também não irá faltar animação de rua na Festa da Flor, com Swing a Song, nos dias 12 e 13 de maio, e o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), no dia 13, que vão animar as praças da cidade das 10h às 13h; nem concertos na Praceta Cupertino de Miranda protagonizados por Ângela Silva (sexta, 12, às 21h), João Pires (sexta, 12, às 22h), Sofia Machado (sábado, 13, às 21h), Antikua (sábado, 13, às 22h) e Banda de Riba de Ave (domingo, 14, às 17h30), e performance de bonecas ‘Motanka’ pelo Teatro de Marionetas, de Olha Odynska (domingo, 14, pelas 11h).
Todos os eventos têm entrada livre.
E para aqueles que possuem uma veia artística, durante toda a Festa da Flor, a Praça 9 de Abril vai transformar-se na Praça da Arte ‘En plein air’, com oficinas e dinâmicas ligadas à pintura e cerâmica, ao longo dos três dias da festividade, a partir das 10h.
Comentários