14.1 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 21 Novembro 2024

Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão tem orçamento de 400 mil euros

Orçamento do evento aumentou quase 50% em dois anos.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

De 30 de agosto a 8 de setembro realiza-se 39ª edição da Feira do Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão. O orçamento do certame é de cerca de 400 mil euros e foi aprovado na reunião camarária de 11 de julho. Em dois anos, o orçamento da Feira de Artesanato e Gastronomia aumentou em quase 50%.

Mais de metade do orçamento deste ano (215 mil euros) destina-se a despesas com estrutura e logística: aluguer de palcos, stands, tendas, som, luz. As despesas com atividades de animação (contratação de artistas, despesas com alojamento, alimentação, catering, diversão infantil, prémios dos artesãos) ficam em segundo lugar, orçamentadas em 134 mil euros. Em terceiro, estão as despesas com comunicação (cerca de 32 mil euros).

Os três últimos orçamentos aprovados foram no valor de 398.886,88 euros (2024), 373.067,93 euros (2023) e 269.862,04 euros (2022). Ou seja, o orçamento de 2024 teve um aumento de 47,81% em relação ao orçamento de 2022.

Este ano, vão marcar presença no certame mais de 80 artesãos e produtores de vários pontos do país, que estarão acompanhados por um cartaz cultural composto por nomes como: António Zambujo, Plutónio, Pedro Moutinho, Ana Laíns, entre outros.

As portas abrem na sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 18h00, na Praça Mouzinho de Albuquerque, local onde decorre todo o evento, e dentro do recinto será possível encontrar peças de artesanato e iguarias gastronómicas que vão desde os bordados e a cestaria tradicional aos doces conventuais e aos licores, provenientes de Miranda do Corvo, Ovar, Braga, Barcelos, Mogadouro, Monchique, Odivelas, Gondomar, Monforte, entre outras localidades portuguesas.

2 PALCOS E 20 CONCERTOS

A 39.ª Feira de Artesanato e da Gastronomia de Vila Nova de Famalicão inclui um programa composto por duas dezenas de momentos musicais, com destaque para os concertos de Ana Laíns, a 31 de agosto; Plutónio, a 3 de setembro; Pedro Moutinho, a 4 de setembro (no âmbito do 11.º Festival de Fado de Famalicão); e António Zambujo, a 5 de setembro.

Os visitantes também poderão contar com a atuação da banda Cordel, logo no primeiro dia do certame – sexta-feira, 30 de agosto –, e de Cláudia Martins & Minhotos Marotos, no dia seguinte.

António Zambujo
António Zambujo sobe ao palco no dia 5 de setembro.

Pelos dois palcos do evento também haverá espaço para os projetos artísticos famalicenses, como: Folk D’Ave (30 de agosto), Quatroclaves (1 de setembro), Fammashow (2 de setembro), Sons do Bairro (6 de setembro), entre outros.

Mário Passos, presidente da autarquia famalicense, considera que a Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão “é um evento que já é um dos principais produtos turísticos do nosso concelho e do Norte do país”.

A 39.ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão tem entrada gratuita e o programa completo está disponível para consulta em www.famalicao.pt.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.