O Futebol Clube de Famalicão continua a não acertar o passo na I Liga Portuguesa de futebol. Este domingo, no primeiro jogo de 2021, a equipa orientada por João Pedro Sousa foi a Tondela perder por 1-0, afundando-se na tabela classificativa.
Muito distante do brilhantismo da temporada passada, os famalicenses registam cinco jogos consecutivos sem vencer. No entanto, neste jogo de Tondela, podem queixar-se de si próprios.
Que o diga Lameiras, que falhou uma grande penalidade à beira do intervalo. Além disso, o FC Famalicão teve as melhores situações de golo, mas não demonstrou eficácia.
O AZAR DE ANDERSON
O avançado brasileiro Anderson, que regressou à equipa principal, merecia melhor sorte, pois além de ter provocado uma grande penalidade que Lameiras não aproveitou (escorregou ao chutar à baliza), teve mais duas ou três situações em que poderia ter marcado.
A mais flagrante, já no final do encontro, poderia, inclusive, ter dado o empate. Anderson fez um chapéu sobre o guarda-redes do Tondela, que saiu em falso, e a bola esteve a poucos centímetros do golo. Valeu ao Tondela a destreza de Ricardo Alves, que tirou a bola do caminho da baliza, muito perto da linha de golo, negando a igualdade aos famalicenses.
Nos minutos iniciais da segunda metade, Mario Gonzalez fez o golo do Tondela, e, na resposta, o FC Famalicão demonstrava, mais uma vez, a sua ineficácia e, também, a sua má sorte: Anderson, sempre ativo na frente de ataque, ao aproveitar um erro da defesa do Tondela, rematou, mas a bola foi ao poste.
Era mais uma chance desperdiçada pelo conjunto famalicense, cujo último golo que marcou para o campeonato foi contra o Sporting Clube de Portugal, há quatro jornadas. Até ao fim, o FC Famalicão carregou, em busca do empate, mas o Tondela lá conseguiu aguentar.
A frieza dos números não deixa margem para dúvidas, o FC Famalicão continua a perder terreno e está agora nos últimos lugares da classificação. Um desempenho muito distante daquela que entusiasmou os famalicenses na última temporada.
Há um ano, a equipa famalicense era a sensação do campeonato. Seguia em terceiro lugar, com 24 pontos.
O treinador João Pedro Sousa manifestou-se desiludido com o rendimento da equipa, mas chamou a si a responsabilidade pelo mau momento, tendo lembrado que foi ele a escolher os jogadores.
JOÃO PEDRO SOUSA: “ESTOU MUITO DESILUDIDO”
“Estou muito desiludido comigo, porque não consegui ajudar os jogadores a ganhar o jogo, um jogo que mereciam ganhar”, afirmou João Pedro Sousa, desgostoso com mais um resultado negativo.
E o treinador famalicense prosseguiu: “O jogo foi controlado totalmente pelo FC Famalicão. No entanto, não conseguimos marcar. Tínhamos a obrigação de vencer, pois somos melhor equipa, temos melhores jogadores, portanto, tínhamos de marcar e não podíamos cometer o erro que cometemos no golo sofrido. Não nos podemos queixar do golo sofrido, porque foi um erro nosso e o adversário aproveitou, uma coisa que nós não conseguimos fazer do outro lado.”
Ao cabo de 12 jornadas, o FC Famalicão contabiliza apenas 11 pontos conquistados, caiu para o grupo dos décimos-segundos classificados, mas precisa esperar pelos jogos Gil Vicente-Belenenses e Portimonente-Farense, que se realizam esta segunda-feira, dia 4, para ver definida a sua classificação após esta jornada.
Na jornada 13 do campeonato, em jogo agendado para 8 de janeiro, o FC Famalicão recebe o FC Porto no Estádio Municipal.
Comentários