O dia 27 de maio de 2023 fica gravado a letras de ouro na história quase centenária do Futebol Clube de Famalicão com duas conquistas inéditas de âmbito nacional.
A equipa de juniores do FC Famalicão goleou-se o Benfica por 5-1 a sagrou-se campeã nacional pela primeira vez. A equipa sénior de futebol feminino disputou a final da Taça de Portugal com o Sporting de Braga, no Estádio Nacional, em Oeiras, e conquistou o troféu também pela primeira vez.
A equipa feminina do FC Famalicão, que já tinha eliminado o Benfica, atual campeão, nas meias-finais da Taça de Portugal, derrotou a equipa btracarense por 2-0. Sissi, aos 10 minutos, e Letícia, aos 27, marcaram os golos da formação famalicense.
Esta foi a segunda presença consecutiva da equipa de futebol feminino do FC Famalicão na final da Taça de Portugal, que há um ano, perdera frente ao Sporting Clube de Portugal.O FC Famalicão tornou-se no décimo clube a erguer o troféu, em 19 edições da prova.
Em juniores masculinos, o FC Famalicão venceu a corrida ao título nacional que na última jornada ao golear o Benfica na décima quarta e última jornada, com um categórico 5-1, mantendo a vantagem de um ponto sobre o FC Porto que também venceu o Estoril (1-0).
Neste dia histórico para o futebol famalicense, a equipa comandada por Vítor Barros carimbou o título de juniores forma contundente. Quando o jogo acabou, o público presente nas bancadas do Estádio Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, cantava “campeões, campeões”.
Uma vitória histórica para o futebol dde formação do FC Famalicão que, com apenas quatro derrotas na fase de apuramento de campeão, festejou o seu primeiro título nacional na categoria de juniores.
Na classificação final, o FC Famalicão contabilizou 28 pontos, tendo o FC Porto ficado em segundo lugar com 27 e o Sporting CP em terceiro com 25. O Benfica foi quarto, com 23 pontos, e o SP. Braga quinto com 22.
Comentários