O bailarino famalicense Duarte Mellot participou no XVIII Dançarte, que se realizou em Faro entre os dias 9 e 12 de abril, e voltou para Vila Nova de Famalicão com a bagagem repleta de prémios.
Duarte Mellot foi um dos 26 alunos da ARTIS – Academia de Bailado de Vila Nova de Famalicão que participaram naquela que é considerada a mais importante competição de balé realizada em Portugal, com um júri de renome internacional.
Com apenas 10 anos, Duarte Mellot arrecadou um total de 8 prémios. O famalicense ficou em 2º lugar como solista masculino clássico e contemporâneo e obteve um 2º lugar e dois 3º lugares em competições de grupo de ballet clássico e contemporâneo.
Duarte Mellot recebeu ainda dois prémios especiais e duas bolsas de estudo. O bailarino famalicense foi galardoado com o Prémio Especial Teatro das Figuras, o Prémio Especial BalletShop, uma bolsa de estudos para uma semana na Berlin State Ballet School e uma bolsa de estudos para uma semana no curso intensivo de Verão no Conservatório Internacional Annarella Sanchez.
Outros alunos da ARTIS receberam três premiações: Bianca Ricardo e Lara Vilaça obtiveram o 2º lugar em dueto contemporâneo; Dalila Navio e Tomás Vilas ficarem em 3º lugar em dueto contemporâneo e uma apresentação de grupo contemporâneo alcançou o 3º lugar.
Comentários