A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai criar um programa de atividade física regular e gratuito direcionado para todas as grávidas residentes no concelho.
A criação do projeto municipal “Mamãs Saudáveis”, que tem como principal objetivo potenciar a saúde da gestante e do bebé, foi aprovada na reunião do executivo municipal realizada na quinta-feira, dia 28 de setembro.
O programa, que será promovido pela autarquia em parceria com a Universidade da Maia, tem a duração de um ano e divide-se em duas vertentes: período pré-parto, para todas as mulheres a partir do segundo trimestre de gravidez, e período pós-parto, para mulheres em período de recuperação até aos 12 meses após o parto.
O período pré-parto contempla três tipos de exercício físico, com modalidades de ginásio (ginástica localizada, pilates e relaxamento), hidroginástica adaptada e as caminhadas inseridas no programa municipal “Famalicão em Forma”. Já no período pós-parto, o programa propõe a participação em aulas de ginástica localizada, treino funcional e alongamentos e ainda nas aulas do “Famalicão em Forma”.
O programa será desenvolvido nos complexos municipais das piscinas de Oliveira São Mateus, Ribeirão e Joane e ainda nos núcleos do projeto “Famalicão em Forma”. Todas as participantes estarão isentas do pagamento de mensalidade, tendo apenas que pagar a taxa de inscrição e o seguro.
Findo o programa, tanto o bebé como a mãe serão encaminhados para outros programas municipais, como é o caso, por exemplo, da natação.
Comentários