Vila Nova de Famalicão é um dos municípios que pode não avançar para a quarta e última fase do plano de desconfinamento, com início previsto para a próxima segunda-feira, dia 3 de maio.
É que os avanços e eventuais recuos no plano de desconfinamento são avaliados de acordo com a evolução da pandemia nos municípios. No início da atual fase do plano de desconfinamento, a 15 de abril, houve seis municípios que não puderam avançar e outros quatro que recuaram.
Na ocasião, o primeiro-ministro, António Costa, já havia deixado um “alerta” sobre a elevada incidência da covid-19 em Vila Nova de Famalicão e em outros 12 municípios que apresentavam acima de 120 casos por cada 100 habitantes. Caso o número de casos de covid-19 se mantenha elevado, estes municípios podem não avançar para a próxima e última fase do plano de desconfinamento.
Acontece que, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, no dia 23 de abril, Vila Nova apresentava 146 casos por cada 100 mil habitantes, mantendo o aumento no número de casos que já vinha sendo apresentado nos relatórios anteriores.
O próximo relatório da DGS com a incidência de casos de covid-19 nos municípios será divulgado nesta sexta-feira, dia 30.
O QUE MUDA A PARTIR DE 3 DE MAIO
Com o início da quarta e última etapa do plano de desconfinamento na generalidade do país próxima segunda-feira, dia 3, é chegado o momento de algumas das mudanças mais esperadas.
Os restaurantes, por exemplo, passarão a poder funcionar sem limite de horário – ao contrário do que vigorava até agora, 13h00 nos fins de semana e 22h00 nos dias úteis. Aumenta também o número de pessoas por mesa, passando a ser permitidas até dez pessoas nas esplanadas e até seis pessoas no interior dos estabelecimentos.
Os casamentos e batizados poderão realizar-se com 50% da lotação dos respetivos espaços. Passam também a ser permitidos os grandes eventos exteriores, e também os eventos interiores, desde que com lotação reduzida. Também está prevista a retomada de todas as modalidades desportivas e permitidas a atividade ao ar livre.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Famalicão tem mais do que o triplo de casos de covid-19 que alguns concelhos vizinhos
Comentários