O Grupo de Apoio a Pessoas Queer, fundado em agosto de 2021, é um movimento social LGBT que pretende realizar uma marcha LGBTQIA+ em Vila Nova de Famalicão ainda este ano.
O movimento avança assim com a primeira reunião preparatória para a realização da Marcha, a reunião será na próxima segunda-feira, dia 28 de Março, pelas 21h15, por Zoom. Qualquer pessoa, movimento, associação, coletivo e partido político poderá participar, desde que façam uma inscrição prévia no link disponível nas redes sociais do GAPQ.
Diogo Barros, coordenador nacional do GAPQ, salienta que “tem sido difícil entrar e desenvolver atividades em Vila Nova de Famalicão por este ser ainda um concelho conservador”. Mas o jovem famalicense que deu vida ao movimento que hoje coordena recusa-se a desistir e diz que “a marcha irá acontecer custe o que custar.”
Diogo Barros, juntamente com Marta Ferreira, coordenadora da concelhia de Famalicão do GAPQ, aponta críticas ao atual executivo camarário (e também ao anterior executivo liderado por Paulo Cunha) “pela falta de respostas que tem havido na causa LGBT”. Ambos afirmam que este é um “não assunto” para a Câmara de Famalicão nos últimos anos.
Comentários