As empresas sediadas em Vila Nova de Famalicão registaram, em 2023, o maior volume de exportações de sempre, consolidando a posição do concelho como o mais exportador da região Norte e o terceiro mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa e Palmela.
De acordo com os números provisórios do comércio internacional de Portugal em 2023 recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), Famalicão regista pela primeira vez um saldo da balança comercial superior a mil milhões de euros (1048), resultado da diferença entre as exportações (2782 milhões de euros) e as importações (1734 milhões de euros).
Valores que representam uma subida na ordem dos 4.2% face a 2022 – ano em que o concelho registou um volume de exportações de 2616 milhões de euros – e que contrariam o contexto nacional marcado pela descida das exportações.
Nota ainda para a diminuição das importações no concelho – em 2022, Famalicão registou 1789 milhões de euros – e para o facto de Famalicão continuar a ser o segundo concelho do país que mais contribui para o saldo da balança comercial nacional.
Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão refere que são “números que orgulham, que reforçam a posição do concelho enquanto motor de desenvolvimento do país e que dão ainda mais força ao título que ostentamos neste ano de 2024 de Região Empreendedora Europeia”.
Comentários