16.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 22 Novembro 2024

Famalicão: em 34 presidentes de junta só 4 são mulheres

A igualdade entre homens e mulheres na liderança dos destinos de juntas de freguesia ainda está longe de ser uma realidade em Vila Nova de Famalicão. Das 34 juntas de freguesias do concelho, apenas 4 são presididas por mulheres.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A igualdade entre homens e mulheres na liderança dos destinos de juntas de freguesia ainda está longe de ser uma realidade em Vila Nova de Famalicão. Das 34 juntas de freguesias do concelho, apenas 4 são presididas por mulheres. Duas delas estão a estrear na função e as outras duas estão agora a cumprir o último mandato.

Cláudia Araújo, eleita pelo Partido Socialista, está no primeiro mandato como presidente de Junta de Riba de Ave. Liliana Ribeiro estreia como presidente da Junta da União de Freguesias de Carreira e Bente eleita pela coligação PSD/CDS-PP.

Judite Costa, presidente da Junta de Vilarinho das Cambas, e Estela Veloso, presidente de Junta da Vila Nova de Famalicão e Calendário, ambas eleitas pela coligação PSD/CDS-PP, estão no terceiro e último mandato.

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão é formada por 35 deputados. Nas últimas eleições a coligação PSD/CDS-PP elegeu 20 deputados, dos quais 6 são mulheres; o Partido Socialista elegeu 13 deputados dos quais 5 são mulheres; a CDU elegeu uma deputada e o CHEGA elegeu um deputado.

As deputadas eleitas pela coligação PSD-CDS-PP são Paula Dourado, Paula Azevedo, Daniela Torres, Susana Ferreira, Carmen Araújo e Cecília Martins. As deputadas eleitas pelo Partido Socialista são Maria Isabel Silva, Elisa Costa, Ana Isabel Fernandes, Sónia Azevedo e Elsa Lopes. Tânia Silva é a deputada eleita pela CDU.

Além das mulheres eleitas em Famalicão, há também aquelas que lideraram listas nas últimas eleições autárquicas e as que estão à frente dos núcleos dos partidos no concelho.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.