A Câmara Municipal da Trofa e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, 29 de novembro, nos Paços do Concelho da Trofa, um protocolo de cooperação para a constituição de um agrupamento de entidades adjudicantes – “Ponte Pênsil sobre o Rio Ave, para a promoção da mobilidade sustentável”.
Inaugurada em 1858, a ponte pênsil atravessava o rio Ave, cuja construção foi da responsabilidade da Companhia de Viação do Minho. Em tempos, a ponte foi a principal travessia entre o Minho e o Douro.
A ponte apoiava os seus extremos em dois enormes pegões de granito e estava suspensa por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham os seus extremos nas casas dos portageiros (em forma de torres de menagem).
Demolida em 1935, no seu lugar foi construída a enorme ponte de betão armado, melhor preparada para o intenso tráfego de uma região em desenvolvimento.
Empenhadas em recuperar um dos monumentos mais icónicos da região, as autarquias da Trofa e de Vila Nova de Famalicão assinaram um protocolo que permitirá a construção de uma nova ponte pênsil, respeitando o traço original com a intenção de melhorar a acessibilidade pedonal e ciclável entre as duas margens e promover, deste modo, uma mobilidade mais sustentável.
O autarca famalicense, Mário Passos considera que esta nova ligação pedonal e ciclável entre Famalicão e Trofa vem reforçar “a relação socioeconómica existente entre os dois concelhos”.
Sérgio Humberto, edil da Trofa, lembrou ainda a execução da quarta e última fase da empreitada da Variante à Estrada Nacional 14 que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave para falar naquilo que considera ser uma “revolução” nas ligações entre os dois municípios e nas margens do Rio Ave.
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