13.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 21 Dezembro 2024
Paulo Ricardo Lopes
Paulo Ricardo Lopes
Profissional liberal nas áreas de consultoria de gestão, estratégia e mercados financeiros. Coordenador da Iniciativa Liberal Famalicão.

Famalicão e Calendário: Uma união de duas realidades eleitorais!

Nas autárquicas 2021 descobri que havia diferenças significativas de votação entre as duas freguesias.

3 min de leitura
- Publicidade -
Paulo Ricardo Lopes
Paulo Ricardo Lopes
Profissional liberal nas áreas de consultoria de gestão, estratégia e mercados financeiros. Coordenador da Iniciativa Liberal Famalicão.

Famalicão

A segunda mais populosa freguesia do Minho, que une Calendário e Vila Nova de Famalicão apresenta diferenças eleitorais significativas. Enquanto Famalicão apresenta as características típicas das zonas mais urbanas do Norte de Portugal, Calendário aproxima mais as características de periferia de cidade.

Resultado das Legislativas 2022 na União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário
Tabela 1 – Legislativas 2022 na UF VN Famalicão e Calendário

Na imagem anterior, referente às Legislativas 2022, conseguimos ver diferenças relevantes, começando pelo facto de o partido que ganhou as eleições ser diferente nas duas freguesias que compõem a união. Esta tabela encontra-se no livro que recentemente editei.

Nas legislativas 2022 é possível verificar algumas diferenças significativas e que vão de encontro às diferenças socioeconómicas registadas nas duas freguesias:

  • PS e Chega obtiveram votações superiores em Calendário, o que se coaduna com o perfil mais suburbano desta freguesia;
  • PSD regista o diferencial mais elevado de resultado entre as duas freguesias, cerca de 12p.p;
  • Tal como aconteceu nas autárquicas 2021, a IL obteve melhor votação na freguesia mais central, embora a diferença tenha sido bastante esbatida;
  • A abstenção em Calendário foi superior à de Famalicão.
    Calendário é maior em território, mas menos densamente povoada e com mais abstenção.

    Em 2011, ano do último censo em que as freguesias se encontrava separadas, Calendário tinha 11.667 habitantes, cerca de 58% dos pouco mais de 20 mil habitantes que as duas freguesias agregam.

    Nas legislativas 2022, que entregaram uma maioria absoluta a António Costa, Calendário aproximou bastante os resultados eleitorais. Os 8 primeiros partidos obtiveram a mesma ordem do que ao nível nacional e com percentagens bem próximas dos resultados globais de cada um.

    De facto, PS, Chega, IL, BE, PAN e CDS ficaram com um diferencial de resultado nesta freguesia face ao resultado nacional de menos de 0,4p.p. Dos 8 maiores partidos, só o PSD e CDU apresentam uma dispersão de resultado relevante, o que é mais normal no caso da CDU que é bastante fraca a Norte de Portugal.

    Em 2024, Calendário não foi tão capaz de aproximar os resultados nacionais do PS, mas ficou mais próximo do resultado da AD. Contudo, conseguir obter a posição exata de todos os partidos com mais de 1% de votação e aproximar tanto os resultados nacionais, faz de Calendário uma freguesia ótima para elaborar sondagens eleitorais nacionais.

    Famalicão com realidade eleitoral próxima das zonas mais centrais das grandes cidades

    Nas autárquicas 2021 descobri que havia diferenças significativas de votação entre as duas freguesias. Esse facto levou-me a ganhar o hábito de no fim de cada noite eleitoral recolher os dados da freguesia de Vila Nova de Famalicão, onde geralmente estou presente nas mesas de voto. Permitindo-me, depois de comparados com os dados da União de Freguesias, calcular a votação em cada uma das duas freguesias.

    Resultado das Europeias 2024 na União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário
    Tabela 2 – Europeias 2024 na UF VN Famalicão e Calendário

    Os resultados da freguesia de Famalicão denotam um padrão de voto similar ao das zonas mais instruídas do país. Geralmente apresentam boas votações em partidos como a IL, BE e o Livre, que têm tido uma trajetória de crescimento sustentado. Por outro lado, é nestas zonas mais ricas e instruídas que o Chega e PCP têm mais dificuldade em crescer. Por exemplo nas Europeias 2024, a Freguesia de Famalicão em conjunto com Antas e Abade de Vermoim foram determinantes para que a IL se afirma-se como terceira força política no nosso concelho.

    O PSD ou AD (dependendo da eleição) granjeia uma vantagem relevante sobre o PS em Famalicão, ganhando praticamente sempre a eleição no centro da nossa cidade. No caso de Calendário, o PS na pior das hipóteses perde por pouco.

    Assim, podemos concluir que sem união forçada pela Troika, PS e PSD dividiriam o governo destas 2 freguesias. É ainda profundamente espantoso ver a UF de Vila Nova de Famalicão e Calendário ser presidida por uma militante do CDS, um partido que da última vez que foi sozinho a votos teve 1,7% de votação.

___________________________________________________________

Os artigos de opinião publicados no NOTÍCIAS DE FAMALICÃO são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Comentários

Paulo Ricardo Lopes
Paulo Ricardo Lopes
Profissional liberal nas áreas de consultoria de gestão, estratégia e mercados financeiros. Coordenador da Iniciativa Liberal Famalicão.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.