Mais de mil crianças famalicenses reúnem-se no próximo dia 21 de março, na Quinta Pedagógica de Bairro, para celebrar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, naquele que será o 1.º Encontro Concelhio das Eco-Escolas de Famalicão.
O momento marca o arranque da Semana do Ambiente promovido entre os dias 21 e 25 de março, para sensibilizar a comunidade para os atuais desafios ambientais que o mundo enfrenta e para o papel que cada cidadão pode ter na construção de um território mais sustentável.
Para além deste encontro, que ao longo do dia reunirá em Bairro as mais de 50 instituições educativas do concelho distinguidas com a bandeira Eco-Escolas, a Semana do Ambiente contará ainda com outras iniciativas.
Dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a autarquia vai promover uma campanha pelas ruas da cidade de promoção da água da rede pública.
Dia 23, quinta-feira, a Praça – Mercado Municipal recebe um workshop/showcooking sobre desperdício alimentar, promovido em parceria com a Escola Secundária Camilo Castelo Branco (ESCCB). No dia seguinte, 24 de março, a iniciativa propõe uma reflexão sobre a importância do mar, com a palestra “O mar começa aqui, em Famalicão”, no auditório da ESCCB.
A Semana do Ambiente termina no dia 25, sábado, com uma ação de plantação de quase 300 árvores autóctones em Landim por parte de mais de uma centena de escuteiros e uma campanha de adoção de árvores e arbustos, entre as 10h00 e as 12h00, em 7 escolas do concelho: EB de Antas, Escola Secundária D. Sancho I, EB de Gondifelos, EB Conde de Arnoso, EB de Ribeirão, EB de Pedome e Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.
Nesse mesmo dia, entre as 20h30 e as 21h30, a autarquia associa-se também ao apagão mundial da Hora do Planeta, uma iniciativa simbólica promovida através da parceria da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) com a World Wide Fund For Nature (WWF), com o objetivo de sensibilizar a população para os efeitos das alterações climáticas e para a proteção do planeta. Em Famalicão serão desligadas as luzes de alguns edifícios e monumentos emblemáticos, entre eles o edifício dos Paços do Concelho e jardim envolvente, onde o momento será acompanhado com um concerto acústico promovido em parceria com a ArtEduca e um piquenique noturno.
A par da Semana do Ambiente, nota ainda para o Parque da Devesa que vai também chamar à atenção para a necessidade de um mundo mais sustentável, com a promoção da Semana da Floresta e da Água de 19 a 25 de março.
Das várias atividades dirigidas às famílias e ao público escolar, destaque para um passeio guiado pela biodiversidade do Parque da Devesa na manhã do dia 19 de março, para a inauguração da nova exposição temporária da Casa do Território – “Cidade Orizuro” – no dia 21, para a sessão “Ambientar-se” no dia 24, com a apresentação do documentário “The Future of Seafood”, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco e para mais uma ação “EcoLimpeza: Beatas no Chão? Não!”, no dia 25, na Devesa.
Comentários