Realizou-se esta terça-feira, dia 9 de julho, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão a sessão solene comemorativa do 39.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão à categoria de cidade.
A sessão ficou marcada pela habitual homenagem da autarquia às personalidades e instituições que se destacaram e ainda se destacam nas mais diversas áreas de ação na comunidade.
A lista de homenageados foi extensa, incluindo 12 individualidades e 9 instituições famalicenses, mas também perto de 40 presidentes das Juntas de Freguesia que ainda não foram agraciados com os Galardões Municipais e que exerceram a sua missão cívica no mandato 1977-1979, iniciado na sequência das eleições autárquicas de 1976, as primeiras do regime democrático.
A Medalha de Honra da Cidade, o mais alto galardão municipal, foi entregue à Universidade do Minho que no ano em que comemora o seu 50.º aniversário.
A autarquia homenageou com a Medalha de Mérito Municipal Cultural o editor das Edições Humus, Rui Fernão de Magalhães, o alfarrabista Rui José Carvalho de Faria Araújo, o intérprete de guitarra portuguesa, autor e compositor Carlos Macedo, o compositor grego radicado em Famalicão Dimitris Andrikopoulos e o Agrupamento n.º 444 de Ruivães, do Corpo Nacional de Escutas
Receberam a Medalha de Mérito Municipal Desportivo o navegador de ralis e todo-o-terreno, Filipe Martins, o atleta da Associação Figueiredo’s Runner’s and Friends, Joaquim Figueiredo e o árbitro João Pinheiro, recentemente eleito Melhor Árbitro da Liga Portuguesa de Futebol na época 2023/2024. João Cerejeira, professor e investigador na área da Economia, recebeu a Medalha de Mérito Municipal de Ciência.
O estilista famalicense Gonçalo Peixoto, Ana Patrícia Correia, que em 2023 recebeu o prémio “Chef Pâtissier”, atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia, a centenária “Elétrica”, o empresário e consultor Joaquim Rui de Castro Manita e as empresas Xavier’s, Macedo & Macedo e Ribeiro & Antunes, que este ano celebram o seu 50.º aniversário, receberam a Medalha de Mérito Municipal Económico.
Receberam a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência Carlos de Sousa, da Casa da Memória Viva, a ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social (25 anos), o ACB – Associação Cultural Beneficente e Desportiva dos Trabalhadores do Município (25 anos) e o Centro Social e Paroquial de Avidos (25 anos).
Comentários