Vila Nova de Famalicão avança para a quarta e última fase do plano de desconfinamento, que tinha início previsto para a próxima segunda-feira, dia 3 de maio, mas foi antecipada para o dia 1.
A informação foi avançada na noite desta quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, que anunciou a antecipação do início da próxima fase do plano de desconfinamento na generalidade do país e a evolução da pandemia nos municípios.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, no dia 23 de abril, Vila Nova apresentava 146 casos por cada 100 mil habitantes e António Costa já havia deixado um “alerta”. Caso o número de casos de covid-19 se mantivesse elevado, Famalicão seria um dos municípios que poderia não avançar para a próxima e última fase do plano de desconfinamento.
Na informação hoje divulgada por António Costa, Famalicão saiu da lista de elevada incidência e segue com a generalidade dos municípios para a derradeira etapa do plano de desconfinamento.
O próximo relatório da DGS com a incidência de casos de covid-19 nos municípios será divulgado nesta sexta-feira, dia 30.
O QUE MUDA A PARTIR DE 1 DE MAIO
A partir do próximo sábado, dia 1, regressam todas as modalidades desportivas; da atividade física ao ar livre e das aulas de grupo nos ginásios.
Os casamentos e batizados poderão realizar-se com 50% da lotação dos respetivos espaços. Passam também a ser permitidos os grandes eventos exteriores, e também os eventos interiores, desde que com lotação reduzida.
Com o início da quarta e última etapa do plano de desconfinamento na generalidade do país próxima segunda-feira, dia 3, é chegado o momento de algumas das mudanças mais esperadas.
Os restaurantes, cafés, pastelarias passam a poder estar abertos até 22h30. Aumenta também o número de pessoas por mesa, passando a ser permitidas até dez pessoas nas esplanadas e até seis pessoas no interior dos estabelecimentos.
As lojas e centros comerciais podem estar abertos até às 21h00 de segunda a sexta-feira e até às 19h00 aos fins de semana.
As fronteiras terrestres com Espanha reabrem.
Comentários