Vila Nova de Famalicão assinala esta sexta-feira a Revolução dos Cravos, com a tradicional Sessão Solene da Assembleia Municipal evocativa e comemorativa do 25 de abril de 1974.
Mais de meio século passado sobre a Revolução dos Cravos e a caminho do 50.° aniversário das primeiras eleições autárquicas pós-regime, assinalando assim um marco importante na conquista do Poder Local, a Assembleia Municipal de Famalicão assinalará a data com a habitual sessão solene marcada pela intervenção de todos os partidos com representação no órgão, assim como do presidente da Câmara Municipal Mário Passos e do presidente da Assembleia Municipal João Nascimento.
Para o presidente da Assembleia, a realização desta sessão e a evocação desta data “é um exercício de memória coletiva da comunidade, para que a efeméride não caia, em tempo algum, no esquecimento, sob pena de, acontecendo, nos vermos no perigoso caminho da repetição histórica que nos leve de novo aos extremismos e à intolerância”.
E acrescenta: “O percurso deve ser o do conhecimento, do aprofundar da História e, assim, nos vermos munidos de tudo quando nos permita seguir o caminho da Democracia e da Liberdade. O 25 de abril trouxe-nos o início de tudo isso, além da capacidade de lutarmos, diariamente, pela permanência nesse caminho. E isso merece toda a nossa atenção e reconhecimento.”
A Sessão Solene terá início às 10h00, com o Hastear da Bandeira e o entoar do Hino Nacional, eventos seguidos de uma homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Famalicão na Terceira República.
“A homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal é completamente merecida e surge de forma natural. Numa altura em que tantas vezes as instituições democráticas são postas em causa por atentados à democracia, é importante que relembremos e reconheçamos tudo quanto os que nos antecederam fizeram pela comunidade no exercício dedicado à causa pública, para que hoje possamos permanecer nos trilhos da democracia. E esta homenagem da Assembleia Municipal é uma forma de gratidão e reconhecimento por isso também”, refere.
Comentários