O historiador local António Martins Vieira faleceu esta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, aos 94 anos.
Martins Vieira escreveu vários artigos e estudos sobre a história e o património de Famalicão, nomeadamente no âmbito religioso.
Autor das obras “As Capelas de Vila Nova de Famalicão”, “Alminhas no concelho de Vila Nova de Famalicão” e “Cruzes e Cruzeiros no Concelho de Famalicão”. Além dos livros publicados, colaborou no Boletim Cultural editado pela Câmara Municipal de Famalicão e escreveu artigos publicados na imprensa local.
António Martins Vieira foi professor de História e era um entusiasta do património e da arte sacra, tendo sido um dos impulsionadores do Museu de Arte Sacra de Vila Nova de Famalicão, instalado na antiga Igreja da Lapa, junto à Universidade Lusíada.
Martins Vieira dinamizou o museu, juntamente com Artur Sá da Costa, antigo diretor do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e o monsenhor Joaquim Fernandes, antigo arcipreste de Vila Nova de Famalicão, atualmente com 105 anos de idade.
O funeral António Martins Vieira realizou-se na manhã desta sexta-feira. A missa de 7º dia está será realizada na Igreja Nova de Antas, na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro, às 19 horas.
Comentários