A tradição popular e tradicional são a base de “Etnográphica: As Voltas do Linho”, iniciativa que envolve cantares, ateliers, ensaios abertos, desfile de bombos, exposição, entre outras atividades dedicadas à etnografia, e acontece de 7 a 15 de outubro, no Salão Paroquial de Gondifelos.
A iniciativa inicia com a inauguração da exposição itinerante “Etnográphica: As Voltas do Linho”, sobre o trabalho do linho, pelas 18h00, patente até dia 15 de outubro. Segue-se “Cantares do Linho”, pelas 18h30, com a presença do Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos e do Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos.
Até dia 15, haverá um programa de animação popular em torno da temática do linho, com a participação de vários grupos folclóricos do concelho entre outros intervenientes artísticos e musicais convidados para o efeito. Serão ainda desenvolvidas atividades pedagógicas em torno do tema, dirigidas ao público infantojuvenil e público em geral.
A entrada é gratuita em todas as atividades.
Refira-se que “ETNOGRÁPHICA” é um projeto desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão dedicado à tradição popular e música tradicional, no sentido de preservar e difundir estas sonoridades e práticas, envolvendo, de igual forma, coletividades famalicenses que já se dedicam à preservação e difusão da memória etnográfica.
Comentários