Ao contrário do ano passado, no Natal deste ano a Câmara Municipal de Famalicão não vai distribuir bilhetes de circo gratuitos para as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo. Algumas escolas já contactaram os encarregados de educação dos alunos com informações sobre a ida ao circo, nomeadamente a data e o custo do bilhete, que é de 5 euros por criança.
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO teve acesso ao aviso enviado por uma escola aos encarregados de educação e foi contactado por pais de alunos que estão desagragados com a decisão. Ontem o jornal contactou a Câmara Municipal para saber porque razão a autarquia decidiu acabar com as sessões gratuitas de circo no Natal para as crianças das escolas.
No site do espetáculo do Circo de Papel estão disponíveis a data e horário das sessões e, entre outras, a seguinte informação: “Preços especiais para escolas, lares, infantários e associações (reserva antecipada)”.
Entretanto, em comunicado enviado à imprensa sobre a programação de Natal minutos após a publicação desta notícia, a autarquia refere que “para o Circo de Papel, o bilhete oferecido pela autarquia equivale a um ‘Voucher Família’, valendo 60% de desconto até um total de 5 bilhetes”.
Recorde-se que tradicionalmente, de terça a quinta-feira, mediante marcação prévia, realizam-se sessões dirigidas a escolas, centros sociais e associações. No ano passado a comunicação oficial da Câmara Municipal anunciava: “a autarquia vai distribuir gratuitamente bilhetes” para diferentes divertimentos de Natal, entre eles, o circo.
ADEUS, BILHETES GRATUITOS! OLÁ, VOUCHER FAMÍLIA!
Num email enviado ao fim da tarde desta quarta- feira, em resposta às perguntas enviadas ontem pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, o gabinete de comunicação da autarquia refere que “comparando com o ano anterior, este ano o Município vai facilitar ainda mais o acesso das crianças e famílias famalicenses ao Circo de Papel”.
Ou seja, este ano não serão distribuídos bilhetes gratuitos para o circo para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. Sobre a entrega dos bilhetes às crianças, a Câmara de Famalicão salienta que “o facto de serem distribuídos através das escolas não significa que são para serem utilizados em contexto escolar” e que “com este desconto de 60%, o município incentiva as famílias a viverem o Natal com o espírito familiar que lhe está associado”.
“Mais se informa que, como resultado desta parceria entre o INAC e o Município, o INAC tem também preços especiais para escolas, lares, infantários e associações, tal como no ano passado”, refere a Câmara Municipal em relação ao preços especiais praticados pelo INAC.
CÂMARA APROVA APOIOS PARA CIRCO
Na última reunião do executivo municipal, realizada no dia 7 deste mês, foram aprovados apoios financeiro e não financeiro ao Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) “com vista à comparticipação nos custos de produção do Espetáculo Histórias de Maria, no âmbito da programação do Circo de Natal”.
O apoio financeiro é de 12 mil euros. O apoio não financeiro no valor de até 5 mil euros se materializa “na cedência de apoio logístico” para montagem e desmontagem, preparação e funcionamento das atividades e respetiva divulgação.
Na mesma reunião também foi aprovada a isenção de licenças para a realização do espetáculos de circo, nomeadamente, a licença especial de ruído, a licença de ocupação de espaço/via pública, e licença de recinto improvisado.
* notícia atualizada às 12h36 com a informação da autarquia sobre o “Voucher Família” e às 18h30 com outras informações enviadas pela Câmara Municipal em resposta às questões anteriormente enviadas.
Comentários