A partir de segunda-feira, 15 de janeiro, o estacionamento deixa de ser gratuito nos parques de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque. O regulamento de utilização dos parques de estacionamento de Vila Nova de Famalicão foi publicado esta sexta-feira no Diário da República e entra em vigor no próximo dia útil, ou seja, segunda-feira.
De acordo o regulamento, o estacionamento público junto ao Mercado Municipal de Famalicão, localizado na Praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como antigo campo da feira, vai passar a custar 80 cêntimos por hora. O mesmo valor será cobrado noutros parques de estacionamento público geridos pela Câmara Municipal [ver aqui notícia Estacionar no antigo campo da feira de Famalicão vai custar 80 cêntimos por hora].
Recorde-se que a informação sobre o fim do estacionamento gratuito no antigo campo da feira foi noticiada em primeira mão pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO em junho do ano passado [ver notícia Mário Passos anuncia fim do estacionamento gratuito junto ao Mercado Municipal].
Comparativamente, estacionar nas ruas com parquímetro é mais barato. Uma hora de estacionamento nessas ruas custa 60 cêntimos. A responsável pelo estacionamento tarifado através de parquímetro em Vila Nova de Famalicão é a empresa bracarense ParqF.
ESTACIONAR NA CIDADE
As obras de renovação no centro da cidade, que custaram cerca de 10 milhões de euros, a par de outras intervenções como as ciclovias, retiraram inúmeros de lugares de estacionamento no centro de Famalicão.
Entretanto, para fazer face à carência de estacionamento na cidade, a Câmara Municipal está a pagar 1250 euros mensais pelo arrendamento dos terrenos da antiga central de camionagem. Usado como parque de estacionamento temporário, os terrenos têm uma área de 3.323 metros quadrados e capacidade para 150 lugares. O contrato está em vigor até 30 de abril de 2024.
Tal como o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO noticiou no passado mês de novembro, a Câmara Municipal pretende construir um parque de estacionamento subterrâneo. De acordo com documentos consultados pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO o arranque da obra está previsto para 2026, ou seja, só depois das próximas eleições autárquicas. [ver notícia Mário Passos quer construir parque de estacionamento subterrâneo, mas só no próximo mandato].
Comentários