14.3 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 18 Outubro 2024

Espetáculo “Liberdade a Passar Por Aqui” para sobe ao palco do Teatro Narciso Ferreira esta sexta-feira

A famalicense Companhia de Música Teatral foi premiada no Young Audiences Music Awards.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A “Liberdade a Passar Por Aqui”, nova criação da Companhia de Música Teatral (CMT), recentemente premiada internacionalmente, vai subir ao palco do Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, esta sexta-feira, dia 5 de outubro. O espetáculo estreou na Casa das Artes, em Famalicão, no dia 28 de setembro e a seguir estará em cartaz, de 19 a 26 de outubro, na Fábrica das Artes do CCB.

Na sequência do prémio de Melhor Ópera e Escolha do Público atribuído à Companhia de Música Teatral nos prémios internacionais Young Audiences Music Awards pelo espetáculo “Ornitópera” (criação de 2023), surge agora “A Liberdade a Passar Por Aqui”, um novo espetáculo, com o mesmo elenco.

A “Liberdade a Passar Por Aqui” é um espetáculo de música teatral para crianças pequenas (0-5) e para os adultos (pais e avós) que os acompanham. Neste espetáculo revisitam-se melodias, canções, ritmos, palavras, ideias e histórias “que fazem parte da História que se tornam experiência artística multifacetada e livre, ambiente de fruição e partilha”.

Em comunicado, a CMT salienta que “a liberdade é um bem precioso que precisa de ser nutrido e cuidado. Mas como se explica ou fala dela aos mais pequeninos? Talvez com Música”. E assim nasceu o espetáculo que é uma coprodução da CMT com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, o Cineteatro Louletano e a Fábrica das Artes do CCB.

Partindo da música como “fator de desenvolvimento social e humano e procurando a interação entre várias linguagens de comunicação artística”, a Companhia de Música Teatral tem construído um modelo que designa de “constelações artístico-educativas”. “Estas constelações são uma ligação entre a arte, a educação, a investigação, a criação e o envolvimento da comunidade”, explica a CMT.

“Vários dos membros fundadores e colaboradores da CMT estão ligados à Universidade de Aveiro e à NOVA FCSH e a dois dos mais importantes centros de investigação do país na área da investigação em música (CESEM e INET-md), contribuindo para um relevante trabalho de extensão universitária e para que a arte esteja ao alcance de todos”, refere a instituição em comunicado.

Recentemente, a Companhia de Música Teatral foi premiada nos prémios internacionais Young Audiences Music Awards na categoria Melhor Ópera e Prémio Escolha do Público com o espetáculo Ornitópera (criação de 2023 co-produzida pela Companhia de Música Teatral com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e o Teatro Aveirense). A Companhia de Música Teatral é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.