A sala de aula dos alunos do quarto ano da Escola Básica de Oliveira S. Mateus é palco de uma atividade pedagógica denominada Tempo de Estudo Autónomo (TEA) que decorre quatro vezes por semana.
Durante esse tempo, os alunos escolhem um dos quatro domínios – leitura, escrita, jogos matemáticos e ficheiros autocorretivos – e trabalham individualmente ou em parceria para treinar conhecimentos adquiridos e esclarecer dúvidas. Nos jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio, o cálculo mental e estratégias. Na leitura podem ler os livros a que têm acesso na sala. Na escrita dão asas à imaginação e escrevem poemas, fábulas. Nos ficheiros autocorretivos resolvem exercícios e praticam a autonomia quando recorrem às soluções para verificarem as suas respostas.
A aluna Mariana Dias explicou que aprender assim “é divertido”. “Nós é que escolhemos o que queremos trabalhar, desde que no final do mês tenhamos passado por todas as áreas. Parece um jogo”.
Já o aluno Afonso Guimarães esclareceu que todos os “materiais necessários ao TEA estão disponíveis na bancada onde estão separados por etiquetas” – desde jogos a fichas, passando pelos livros.
Paralelamente a todo este processo de TEA a professora está disponível para esclarecer dúvidas de qualquer conteúdo lecionado e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos que se proponham a tal. “É nesta altura que dou apoio mais individualizado aos alunos que revelam mais dificuldades”, contou a professora Ana Correia. E acrescentou que esta dinâmica de trabalho é o resultado de uma formação realizada no Movimento da Escola Moderna.
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